Operação Resgate da Função Social do Parque Suburbano Ary Barroso.

No ar há mais de 6 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Operação Resgate da Função Social do Parque Suburbano Ary Barroso.

O que é o Parque Ary Barroso hoje? O que ele já foi? Perguntas fáceis de serem respondidas em uma história triste para o subúrbio carioca. Este espaço verde tem sua entrada principal fechada e ocupada como um estacionamento, a secretaria de Parques e Jardins não cuida da vegetação e não se importa com a cascata artificial local fechada há anos e que contava com água reaproveitada em um sistema de bombas de eficiente funcionamento sem desperdício de água.

O Parque Ary Barroso ocupa uma área de cerca de 50.000 m² no bairro da Penha Circular. O local é a antiga Chácara das Palmeiras. As terras foram adquiridas, em 1868, pelo empreendedor português Francisco Lobo Júnior, que mais tarde cedeu ao Governo Getúlio Vargas sob a garantia de que as terras fossem utilizadas pela população. O Governo da época construiu o que é hoje o hospital Getúlio Vargas e o Parque Ary Barroso um dos principais centros de recreação verde da cidade.

O espaço é tombado pelo INEPAC e está quase fechado. Pois é! O Parque Ary Barroso, criado em 1954, é tombado pelo INEPAC através do processo nº 03/300.419/65, Dec."E"857.

Em 2003, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro elaborou um projeto de recuperação e revitalização do parque mas, hoje, ele encontra-se totalmente abandonado. Por isso, solicitamos à Prefeitura, através da Rio Luz, Fundação Parques e Jardins e Secretaria de Conservação, a melhoria na iluminação do parque, a reabertura do portão principal, a poda de árvores e capina do mato e a reativação da cascata artificial. A Zona Norte merece uma área verde de qualidade!

Vamos nos unir em prol deste movimento? Vamos ocupar e passear no Parque? Porque o Ary está em Movimento!

Vídeo denúncia sobre a cascata do Parque Ary Barroso

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: