Rodrigo Vieira, mude o nome da estação de metrô para Rocinha

No ar há 4 anos em Transportes e Trânsito
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Rodrigo Vieira, mude o nome da estação de metrô para Rocinha

Reconhecida como bairro desde 1993, a Rocinha é internacionalmente famosa por ser a maior favela da América Latina. O bairro, que fica ao lado de São Conrado, ganhou finalmente uma estação de metrô, que no entanto foi chamada apenas de "São Conrado". Para os quase 70 mil moradores que vivem ali, esta decisão apaga uma luta histórica por melhorias no sistema de transporte público.

A estação, que já foi inaugurada, atenderá pelo menos 60 mil pessoas todos os dias depois dos jogos olímpicos - e grande parte deste contingente é de moradores e trabalhadores da Rocinha, orgulhosos de seu bairro e que querem ter o nome da comunidade representado na estação. Segundo o último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a Rocinha tem 70 mil habitantes (embora os moradores estimem este número em mais de 100 mil) enquanto São Conrado tem apenas 10 mil.

A comunidade do Cantagalo viveu o mesmo drama há uma década. Os moradores de Copacabana tentaram batizar a estação de Eugênio Jardim, mas graças à enorme mobilização dos moradores do morro, o nome Cantagalo prevaleceu. Vamos fazer o mesmo pela Rocinha, mudar uma placa não é caro e nem difícil para o governo e a concessionária. Inclusive, já existem outras estações com nomes duplos como Nova América/ Del Castilho e Acari/Fazenda Botafogo.

Vamos lotar a caixa de mensagens do Secretário de Transportes e os outros responsáveis pelo metrô mostrar que os cariocas entendem a importância dessa estão de metrô ser chamada também de Rocinha. Assine na caixa ao lado agora!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: