NÃO privatizem nossos parques estaduais !

Square semeare quadrado
Cozinheiro da mobilização
NÃO privatizem nossos parques estaduais !

O que nós queremos é muito simples, não deveria nem estar sendo pedido, pois é um direito nosso pela constituição, a preservação e a não-privatização dos Parques Estaduais de São Paulo, que contém diversas Áreas de Proteção Ambiental, como o Vale do Ribeira, que concentra a maior área conservada contínua da Mata Atlântica.

Povos indígenas irão sofrer com isso também, podendo ser despejados, como diz o líder indígena David Karai Popygua: “Nós povos originários estamos hoje mais uma vez ameaçados por este governo de São Paulo que não fez nenhuma consulta prévia às comunidades indígenas que habitam Intervales, Carlos Botelho, Jaraguá, Parque Serra do Mar, todos sobrepostos com terras originárias indígenas reconhecidas pela Funai. Não vamos aceitar essa atitude do governo”. “Quando o branco tem gripe, ele vai à farmácia. Quando tem fome, vai ao mercado. E se o branco quer construir uma casa, vai à loja de construção, mas para o índio, a farmácia, o mercado e a loja de construção são as terras, os rios e a mata”.

O que poderá ou não ser explorado comercialmente pela iniciativa privada em cada um desses parques, e em que condições, só será definido posteriormente, em editais de concessão específicos para cada um dos parques a serem concedidos. O projeto aprovado pelos deputados não apresenta sequer diretrizes mínimas que orientem tais editais. Integrantes do conselho estadual do meio ambiente inclusive foram pegos de surpresa, pois não foram consultados antes da redação final do projeto.

Em agosto do ano passado, os conselheiros da Área de Proteção Ambiental (APA) Quilombos Médio Ribeira, que reúne comunidades do entorno da Caverna do Diabo, encaminharam documento à Secretaria Estadual do Meio Ambiente requerendo que o projeto não fosse votado enquanto não houvesse diálogo com a sociedade local. Mas o governo não respondeu.

Se não há diálogo nem com a população, nem com ambientalistas, muito menos com os indígenas, como saberemos que esse projeto será benéfico para o meio ambiente e com as populações tradicionais que vivem ao entorno dos parques ? Podendo haver o despejo das populações indígenas que vivem nesses parques e uso de madeira "legal" em área de preservação ambiental por parte das empresas !!!

Para isso precisamos da ajuda de todos vocês para pressionar o governador para ele vetar o seu próprio projeto, assinando essa campanha, pressionando pelas redes sociais, e na audiência pública que ocorrerá na ALESP dia 23/06 as 15h30

Vamos lutar pelo parque, que é nosso por direito, e pelos povos que neles habitam, e que serão prejudicados caso haja a privatização.

Veja aqui a lista completa dos parques que serão privatizados:

PE Campos Do Jordão

PPE Cantareira

PE Intervales

PE Turístico Do Alto Ribeira

PE Caverna Do Diabo

PE Serra Do Mar (Núcleo Santa Virginia)

PE Serra Do Mar (Núcleo São Paulo)

PE Jaraguá

PE Carlos Botelho

PE Morro Do Diabo

PE Ilha Do Cardoso

PE De Ilha Bela

PE Alberto Löfgren

Caminho Do Mar

Estação Experimental De Araraquara

Estação Experimental De Assis

Estação Experimental De Itapeva

Estação Experimental De Mogi Guaçu

Estação Experimental De Itirapina

Floresta Estadual De Águas De Santa Bárbara

Floresta Estadual De Angatuba

Floresta Estadual De Batatais

Floresta Estadual De Cajuru

Floresta Estadual De Pederneiras

Floresta Estadual De Piraju

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: