Não foi dessa vez... Esta campanha foi encerrada há 1 ano

Queremos Parklets em Porto Alegre!

Square marcelo marcelito pt
Cozinheiro da mobilização
Queremos Parklets em Porto Alegre!

Para transformar Porto Alegre numa Cidade mais Humana, apresentamos o projeto de Lei 103/14, que institui o Programa de Zonas Verdes. A proposta autoriza a extensão temporária do passeio público para a instalação de parklets, a fim de viabilizar a criação de miniparques urbanos em espaços pequenos, tais como o de uma vaga de estacionamento de automóveis na rua ou o final de um beco sem saída.

Parklets são aquelas plataformas com função recreativa ou de manifestação artística equipada com elementos de mobiliário, tais como bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos para exercícios físicos e paraciclo. A intenção é potencializar medidas que possam aumentar o espaço público para as pessoas, tornando ruas mais humanas e amigáveis por meio da conversão de áreas subutilizadas, residuais ou de estacionamento de automóveis numa pequena e importante área de convivência, de lazer e de recreação, a qual possa, inclusive, fortalecer o comércio local.

O projeto de Lei também determina que os parklets, bem como os equipamentos neles instalados, sejam plenamente acessíveis ao público, sendo vedada a utilização exclusiva pelo mantenedor. A instalação, a manutenção e a remoção dos parklets será por iniciativa da Prefeitura ou por requerimento de pessoas físicas ou jurídicas, obedecendo às condições e às diretrizes técnicas previstas na regulamentação da lei. O texto também estabelece o prazo de 90 dias para que o Executivo regulamente a matéria.

Mais informações no link:

Íntegra do projeto de Lei:

Saiba mais sobre os parklets:

Deixe seu comentário