Vitória! Esta campanha foi encerrada há 2 anos

Vereadores, não alterem a Lei do Artista de Rua!

No ar há 2 anos em Cultura
Square img 1487  1
Cozinheiro da mobilização
Vereadores, não alterem a Lei do Artista de Rua!

A Lei do Artista de Rua está sob ameaça. A lei 5429/2012, pioneira no Brasil, garante o direito a liberdade de expressão aos artistas, fazendo com que eles possam se apresentar no espaço público sem autorização prévia do Poder Público. A lei, além de proteger quem faz arte de rua da repressão dos guardas municipais e dos policiais, ainda possibilita inúmeras apresentações e intervenções que fazem da cidade um lugar mais humano e democrático, tornando a arte mais acessível para as pessoas, independente da classe social.

Agora, a Vereadora Leila Maywald (PMDB), mais conhecida como Leila do Flamengo, apresentou uma emenda para mudar o primeiro artigo da lei. Ela quer restringir o espaço artístico da rua a lugares “que não apresentem moradias em seu entorno.” Essa mudança é um retrocesso e uma ameaça aos direitos conquistados pela Lei do Artista de Rua e pode significar o fim das apresentações artísticas nas praças do Rio, seja de dia ou à noite. Se essa lei for aprovada, todas correm o risco de serem criminalizadas.

Precisamos defender o direito da população de ter acesso a cultura em sua forma mais democrática, a arte de rua. A votação marcada para terça feira, 03/05 às 16h, foi adiada, mas não podemos parar de mandar emails para os vereadores pedindo para que eles não alterem a Lei do Artista de Rua. Vamos fazer a nossa parte para garantir a liberdade de expressão dos artistas de rua. Mande seu e-mail agora clicando no botão ao lado.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: