Square wdelsxk
Esta mobilização foi selecionada por Minha Garopaba. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Recicla pra valer, RESAMB!

No ar há mais de 1 ano em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
Square image
Cozinheira da mobilização
Recicla pra valer, RESAMB!

Há um ano, em abril de 2015, a Prefeitura Municipal de Garopaba anunciou em sua página oficial a realização de uma reunião que teria definido “os rumos do processo de reciclagem do município”. Nessa reunião, o prefeito Sergio Cunha comentou que a prefeitura tem trabalhado para oferecer toda logística e as condições necessárias no processo de coleta e reciclagem.

No entanto, desde a reunião, a população não viu uma única melhoria sequer na qualidade do serviço prestado. Pelo contrário, no verão, quando o número de pessoas aumenta significativamente e os valores arrecadados pela RESAMB se multiplicam, o serviço piora consideravelmente.

Para entender a situação e cobrar soluções efetivas, lançamos a campanha Jogando limpo com Garopaba, solicitamos e analisamos o contrato de prestação de serviços e analisamos a evolução das despesas com coleta nos últimos anos.

Com base na visita técnica que fizemos à RESAMB e nas informações levantadas, identificamos que não houve nenhuma melhoria a partir da promessa da prefeitura feita há um ano. Os resíduos separados em casa são coletados indiscriminadamente para depois serem manuseados no galpão da RESAMB, com uma perda enorme de materiais (75%) que poderiam ser reciclados mas que perdem as condições e acabam indo parar no aterro sanitário.

Além disso, não há sequer fiscalização por parte da prefeitura, as toneladas de lixo recolhidos são cobradas pela RESAMB sem qualquer verificação, num contrato que rendeu mais de R$2 milhões de reais em 2015 e projeta um valor de R$2,7 milhões para 2016.

Agora é hora, então, de seguirmos a recomendação do prefeito Sergio Cunha: “Acreditamos que somente com a participação popular e de toda a sociedade civil é que conseguiremos dar seguimento a um efetivo programa de coleta seletiva”, defendeu o prefeito.

Envie sua mensagem agora ao prefeito e ao sócio administrador da RESAMB, vamos mostrar a eles que Garopaba quer COLETA SELETIVA DE VERDADE, com FISCALIZAÇÃO e EFICÁCIA no serviço prestado.

Envie sua mensagem agora!

Fontes:

Notícia sobre a reunião que aconteceu há um ano, divulgada pela própria Prefeitura

Jogando Limpo com Garopaba

Deixe seu comentário