Square 8mg2orx
Esta mobilização foi selecionada por Minha Campinas. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Quanto melhor a licitação, melhor o busão!

No ar há 2 anos em Transportes e Trânsito
Square eu
Cozinheiro da mobilização
Quanto melhor a licitação, melhor o busão!

A prefeitura está preparando novos contratos para as empresas que irão operar o transporte coletivo em Campinas. Nos últimos 10 anos, tivemos muita dificuldade de fiscalizar o péssimo transporte coletivo na nossa cidade. Não sabemos, por exemplo, quantos ônibus tem na linha, se eles estão no horário e quanto custam para o passageiro e cidadão de Campinas. Precisamos de ferramentas que permitam transparência e fiscalização desse serviço prestado à população. Temos pouco tempo! Vamos pressionar o poder público para inserir três elementos no contrato que ajudarão a fazer uma fiscalização efetiva do transporte coletivo:

GPS em todos os ônibus: Hoje já existem ônibus com GPSs mas os dados de localização não são de acesso público. Queremos todos os ônibus de Campinas, incluindo alternativos, com GPSs e dados de acesso público. Assim a população pode monitorar se as empresas estão cumprindo o contrato e colocando os ônibus prometidos na rua!

Venda das passagens pela prefeitura: Hoje quem vende as passagens e divulga o número de usuários transportados pelos ônibus são as próprias empresas, o que dificulta sua transparência e fiscalização. Essas mesmas empresas alegam que o valor da tarifa é insuficiente para manter o sistema, mas não conseguimos comprovar isso através dos dados que são apresentados. Precisamos ter a clareza desses dados! Queremos que o poder público controle e faça a venda das passagens, pois assim poderemos verificar esses dados de verdade.

Empresa de Propósito Específico: Hoje não conseguimos saber exatamente o custo do transporte público porque as empresas fazem muitos serviços além do transporte público de Campinas. A Prefeitura vai passar R$ 95 milhões em 2016 (além das passagens) para as empresas manterem seu lucro. Se elas não tiverem um propósito específico, não conseguiremos saber se o dinheiro foi usado em relação ao transporte público ou com outros serviços privados dessas empresas.

Temos pouco tempo! O secretário de transporte de Campinas prometeu publicar a licitação que rege o contrato em abril, mas até agora não fez. Se garantirmos esses itens na licitação (e depois no contrato) teremos um transporte coletivo com mais transparência, fiscalização e qualidade. Envie seu email pressionando o Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, para incluir esses itens na licitação do transporte coletivo. Se não pressionarmos agora, o transporte público ficará sem transparência pelos próximos 15 anos!

Fontes

Informações sobre o transporte coletivo em Campinas

Estudo da Unicamp propondo mudanças no transporte coletivo de Campinas

Transurc não deveria ser a responsável pela venda dos bilhetes de ônibus em Campinas

O que é uma empresa de propósito especifico.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: