Square 8mg2orx
Esta mobilização foi selecionada por Minha Campinas. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Quanto melhor a licitação, melhor o busão!

No ar há mais de 1 ano em Transportes e Trânsito
Square eu
Cozinheiro da mobilização
Quanto melhor a licitação, melhor o busão!

A prefeitura está preparando novos contratos para as empresas que irão operar o transporte coletivo em Campinas. Nos últimos 10 anos, tivemos muita dificuldade de fiscalizar o péssimo transporte coletivo na nossa cidade. Não sabemos, por exemplo, quantos ônibus tem na linha, se eles estão no horário e quanto custam para o passageiro e cidadão de Campinas. Precisamos de ferramentas que permitam transparência e fiscalização desse serviço prestado à população. Temos pouco tempo! Vamos pressionar o poder público para inserir três elementos no contrato que ajudarão a fazer uma fiscalização efetiva do transporte coletivo:

GPS em todos os ônibus: Hoje já existem ônibus com GPSs mas os dados de localização não são de acesso público. Queremos todos os ônibus de Campinas, incluindo alternativos, com GPSs e dados de acesso público. Assim a população pode monitorar se as empresas estão cumprindo o contrato e colocando os ônibus prometidos na rua!

Venda das passagens pela prefeitura: Hoje quem vende as passagens e divulga o número de usuários transportados pelos ônibus são as próprias empresas, o que dificulta sua transparência e fiscalização. Essas mesmas empresas alegam que o valor da tarifa é insuficiente para manter o sistema, mas não conseguimos comprovar isso através dos dados que são apresentados. Precisamos ter a clareza desses dados! Queremos que o poder público controle e faça a venda das passagens, pois assim poderemos verificar esses dados de verdade.

Empresa de Propósito Específico: Hoje não conseguimos saber exatamente o custo do transporte público porque as empresas fazem muitos serviços além do transporte público de Campinas. A Prefeitura vai passar R$ 95 milhões em 2016 (além das passagens) para as empresas manterem seu lucro. Se elas não tiverem um propósito específico, não conseguiremos saber se o dinheiro foi usado em relação ao transporte público ou com outros serviços privados dessas empresas.

Temos pouco tempo! O secretário de transporte de Campinas prometeu publicar a licitação que rege o contrato em abril, mas até agora não fez. Se garantirmos esses itens na licitação (e depois no contrato) teremos um transporte coletivo com mais transparência, fiscalização e qualidade. Envie seu email pressionando o Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, para incluir esses itens na licitação do transporte coletivo. Se não pressionarmos agora, o transporte público ficará sem transparência pelos próximos 15 anos!

Fontes

Informações sobre o transporte coletivo em Campinas

Estudo da Unicamp propondo mudanças no transporte coletivo de Campinas

Transurc não deveria ser a responsável pela venda dos bilhetes de ônibus em Campinas

O que é uma empresa de propósito especifico.

Deixe seu comentário