Prefeitura, queremos saber: que ônibus passa aqui?

No ar há quase 4 anos em Transportes e Trânsito
Square image
Cozinheiro da mobilização
Prefeitura, queremos saber: que ônibus passa aqui?

Todos os dias, cerca de 6 milhões de pessoas se locomovem de ônibus em São Paulo. E muita gente perde compromissos e tempo para o lazer e a família pela falta de informações sobre os itinerários dos ônibus que passam na maioria dos 19 mil pontos da cidade (8.974 totens ainda não foram trocados). O preço pago por nós, não vem se refletindo na qualidade do serviço prestado.

Já existe uma lei que obriga a Prefeitura a colocar informativos nos pontos - e uma empresa contratada para fazer isso - mas, na prática, a pergunta permanece no ar: afinal, que ônibus passa aqui? Precisamos pressionar a gestão municipal a cumprir a lei e fornecer informações básicas acerca das linhas e trajetos. Sabemos que a mobilidade é um dos focos da gestão Haddad e que, em ano eleitoral, farão de tudo para não deixar, literalmente, ponto sem nó.

Se milhares de pessoas enviarem agora seu e-mail com o nosso pedido para o Prefeito e o Secretário Municipal de Transportes, mais chances teremos de vê-lo atendido. Pressione por uma sinalização adequada em todos os pontos de ônibus da cidade clicando no botão ao lado.

A Rede Nossa São Paulo já apresentou ao Prefeito e ao Secretário uma carta assinada por centenas de organizações pedindo que essas informações sejam disponibilizadas o mais rápido possível.

A SP Obras, empresa contratada para fazer isso, afirma que a ausência desses informativos muitas vezes decorre da depredação dos pontos e dos adesivos e que, por isso, alguns lugares ficam temporariamente sem eles. No entanto, cada um de nós pode constatar, pelos pontos que passamos diariamente, que muitos nunca tiveram nenhum tipo de informativo.

Além disso, existe uma empresa, contratada desde 2013, para revitalizar e manter os pontos de ônibus da cidade em troca da exploração comercial de espaços publicitários. Ou seja: não tem desculpa para a demora na implantação e manutenção desses informativos nos pontos de ônibus.

Solicitamos, portanto, que: (i) sejam colocados em TODOS os pontos de ônibus da cidade as informações sobre as linhas e o trajeto dos ônibus, (ii) que a gestão informe QUANDO essa obrigação estará totalmente cumprida e (iii) que apresentem uma SOLUÇÃO rápida e eficaz para a manutenção dessa informação, quando necessária.

Colocar mais informações nos pontos é uma medida simples, que traria enorme benefício aos cidadãos, e uma demonstração de respeito ao usuário do transporte público.

Essa campanha é uma iniciativa da Rede Minha Sampa e da Rede Nossa São Paulo, em conjunto com mais de 150 organizações da sociedade civil. Mas a sua participação é que irá fazer a diferença. Pressione!

Fontes:

Estadão | Rede Nossa São Paulo cobra informações de linhas e trajetos em ponto de ônibus

Nossa São Paulo solicita à Prefeitura que disponibilize informações nas paradas de ônibus

Rede Brasil Atual | Entidade cobra Prefeitura de São Paulo por informações em pontos de ônibus

Estadão | Haddad regulamenta lei que prevê informação em pontos de ônibus

Sim, o título dessa mobilização é inspirado na campanha criativa "Que ônibus passa aqui" da Shoot The Shit.

Foto de Felipe Rau/Estadão/SP

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: