ALERJ, somos contra o corte de 50% do orçamento da FAPERJ (PEC 19/2016)!

No ar há mais de 3 anos em Orçamento e Fiscalização Financeira
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
ALERJ, somos contra o corte de 50% do orçamento da FAPERJ (PEC 19/2016)!

Desde 2007, a Constituição estadual prevê que 2% da arrecadação seja destinada à Ciência, Tecnologia e Inovação. Porém, diante dos cortes que o governador Pezão tem feito por conta da crise no Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa científica se torna o próximo alvo.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou à Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda Constitucional 19 (PEC 19/2016), que reduz os repasses à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) de 2% para 1% da receita tributária anual, até 31 de dezembro de 2018. Ou seja, estabelece redução do repasse de recursos financeiros à FAPERJ em 50%.

Isso implicaria em um retrocesso e paralisia de diversas pesquisas científicas de suma importância, como a rede de pesquisa formada recentemente, com quase 400 grupos de cientistas, para buscar soluções para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, além de pesquisas em áreas como nanotecnologia, células-tronco e energias renováveis.

Na próxima quarta-feira, dia 16/03/16, às 10:00, na sala 316, a ALERJ fará uma audiência pública referente ao tema. Diante do momento delicado e da proposta de corte nas verbas da FAPERJ, o que não soluciona os problemas econômicos e financeiros do estado, e ainda aponta para um retrocesso em um setor estratégico como a Ciência e Tecnologia, convocamos o conjunto dos pesquisadores, tecnologistas, pós-graduandos e graduandos do estado do Rio de Janeiro, assim como demais interessados na defesa da ciência, comparecerem à audiência da ALERJ no dia 16 de março às 10h e para que enviem a mensagens contrárias à aprovação da PEC 19/2016 aos e-mails dos parlamentares da Casa, enviando os links dos manifestos que seguem e a sua opinião expressa contrária à proposta.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: