Square nfrlza4
Esta mobilização foi selecionada por Minha Ouro Preto. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Junt@s por uma Delegacia da Mulher em Ouro Preto!

No ar há mais de 1 ano em Direitos Humanos
Square 393028 10151442661640676 945733820 n
Cozinheira da mobilização
Junt@s por uma Delegacia da Mulher em Ouro Preto!

“Era madrugada, tínhamos ido a uma festa de formatura de um amigo numa república estudantil em Ouro Preto - MG. Estávamos entre amigos e a festa estava ótima, até que um ex-aluno da república começou a assediar uma das minhas amigas, ele tentou beijá-la à força e ela recusou. Ainda insatisfeito, ele começou a nos intimidar, nos rodeando pela boate. No momento em que ela nos contava o que tinha acontecido, ele já estava assediando outra amiga, ele segurava forte o braço dela sem soltar, e ela num ato de desespero mordeu a orelha dele que a empurrou pelo pescoço. Eu e mais outra amiga fomos acudi-la, mas de repente me vejo no chão sendo levantada por amigos, nós tínhamos sido agredidas, eu estava com o queixo machucado e ela com um soco no olho. Fomos levadas à delegacia enquanto o autor quebrava a casa inteira afastando todos que poderiam segurá-lo. Ficamos até às 5h da manhã na delegacia para fazer o boletim de ocorrência. Não sei se teríamos denunciado caso não tivéssemos tido o apoio de outros amigos e amigas que estavam na festa.”

Esse é o relato do caso de agressão ocorrido com Nara! Casos como esse, ou ainda mais graves, acontecem a todo o momento em Ouro Preto e região, crimes cometidos contra as mulheres pelo simples fato de serem mulheres.

Nossa região não possui uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Isso quer dizer que as mulheres não possuem um espaço de atendimento especializado, direito conquistado desde a instalação da primeira DEAM, em 1985, na cidade de São Paulo. Desse modo mesmo em estado de fragilidade física e psicológica a mulher tem que lidar com o despreparo dos profissionais que realizam o atendimento na delegacia comum.

Um atendimento especializado garante proteção jurídica; proteção policial, quando necessário, encaminhamento da vítima ao hospital ou posto de saúde, transporte para a vítima e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida, acompanhamento da vítima para assegurar a retirada de seus pertences do local do ocorrido, dentre outros apoios.

Não podemos permitir mais que as ouro-pretanas vítimas de violência não tenham acesso ao atendimento especializado! Por isso precisamos nos unir para que uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher seja criada na região dos Inconfidentes!

Envie sua pressão agora garantir o acesso aos serviços de segurança pública especializados às nossas mulheres!!!

Estima-se que ocorreram, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma a cada hora e meia. As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) representam o reconhecimento da violência contra a mulher como um crime e implicam a responsabilização do Estado no que se refere a implantação de políticas que permitam o combate a esse fenômeno. A instalação de uma DEAM constitui-se de um processo político e que depende apenas da aprovação do poder público estadual.

No mês de março comemoramos do dia internacional da mulher, e queremos aproveitar o momento para enviar nosso pedido ao governador e ao secretário de defesa social para que uma delegacia especializada de atendimento à mulher seja criada em Ouro Preto e região!

Clique e envie sua pressão agora para que as mulheres vítimas de violência da nossa região tenham acesso aos serviços de segurança pública especializados!!!

Fontes: Lei Maria da Penha - http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10868460/artigo-8-da-lei-n-11340-de-07-de-agosto-de-2006

Artigo sobre a falta de delegacias especializadas - http://professoraalice.jusbrasil.com.br/artigos/121814298/falta-de-delegacias-especializadas-outra-forma-de-violencia-contra-a-mulher

30 anos de Delegacia da Mulher - http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-08/ha-30-anos-delegacia-da-mulher-deu-inicio-politicas-de-combate

Normas Técnicas DEAM's - http://www.desaparecidos.rs.gov.br/upload/1443533686normatecnicadepadronizacaodasdeams_.pdf

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: