Manifesto Jurídico em defesa das Creches da USP: de São Paulo, e do Brasil!

No ar há 4 anos em Educação
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização

Em uma modalidade de "reorganização universitária", com justificativas obscuras e descabidas: - e nenhum diálogo ou transparência! -, a atual gestão da reitoria da USP pelo segundo ano consecutivo não admitiu novas crianças nas creches. Alega que não é sua obrigação trabalhista e insiste em tratar as creches como mera "Assistência Social", em descumprimento frontal a toda a legislação sobre o assunto. A educação infantil não só É EDUCAÇÃO, como provavelmente é a mais importante e determinante parte da formação. A cultura de creches como meros depósitos de criança para que os pais possam trabalhar pertence a um passado que já foi superado por toda a legislação e pedagogia, bem como em grande parte da administração pública. Para fazer jus a tal passo civilizacional tão fundamental não podemos permitir nenhum retrocesso nos direitos das crianças (prioridade absoluta segundo a Constituição, art. 227), nem tampouco nos direitos dos diversos outros grupos envolvidos, dentre os quais: as mulheres, enquanto parcela extremamente oprimida da população e que geralmente são responsáveis pelas crianças; estudantes-pais, excluídos da vida acadêmica para poder atender às necessidades específicas de um filho na vida universitária; os trabalhadores das creches, constantemente sob assédio moral causado pela possibilidade do fechamento completo a qualquer instante; cidadãos paulistas, enquanto titulares de um patrimônio que está em franca dilapidação; crianças de todo o país, para onde emanam todas as centenas de trabalhos acadêmicos, pesquisas, consultorias, extensão ali publicados e praticados, com repercussões diretas nos trabalhos pedagógicos executados Brasil e mundo afora, na era da comunicação sem fronteiras.

Acesse o site https://manifestoemdefesadascreches.wordpress.com e tenha acesso a uma história mais pormenorizada e com ampla fundamentação jurídica, bem como links diretos para toda a documentação citada.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: