Não foi dessa vez... Esta campanha foi encerrada há quase 5 anos

Deputados, não votem a nova legislação ambiental de Minas sem consultar a população!

No ar há quase 5 anos em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
Square 393028 10151442661640676 945733820 n
Cozinheira da mobilização
Deputados, não votem a nova legislação ambiental de Minas sem consultar a população!

Desde o rompimento da barragem da Samarco (Vale/BHP), Minas Gerais está vivendo a pior tragédia socioambiental da história do Brasil: cidades inteiras arrasadas, vidas perdidas e centenas de quilômetros do Rio Doce destruídos. Não bastasse isso, o governador Fernando Pimentel, com apoio das mineradoras, quer votar amanhã, em caráter de urgência, um projeto de lei que reduz o poder de decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental para agilizar os prazos de licenciamento.

Diante da crise que vivemos, não há justificativa cabível para aprovar este projeto sem uma ampla discussão, que permita que a sociedade entenda as consequências dessas mudanças. Na prática, o PL 2946 terá um impacto negativo sobre os órgãos responsáveis pelos licenciamentos e fiscalização, que hoje já trabalham acima de sua capacidade. Como os últimos acontecimentos mostram, somos sempre os principais afetados pela resultado de medidas como essa, feitas na surdina e a toque de caixa. Por isso precisamos impedir que ele seja votado agora!

O regime de urgência foi proposto por Pimentel no final do mês de outubro, antes do desastre escancarar as fragilidades do atual sistema de licenciamento ambiental. Sem a participação da população corremos o risco desta lei refletir apenas os interesses do setor minerador, um dos principais financiadores das campanhas eleitorais dos deputados estaduais e do governador.

Temos menos de 24 horas para impedir uma flexibilização perigosa no licenciamento ambiental em Minas. Juntos, vamos enviar uma enxurrada de emails aos deputados para que este projeto de lei não seja votado em regime de urgência nesta quarta (18/11/2015)!

Fontes: Texto integral do PL 2946/2015; Projeto que muda Sisema divide opiniões em audiência na ALMG; Inventário final de barragens de 2014 - FEAM; TSE - prestação de contas eleitorais; Frente Ampla contra o PL 2946/2015.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: