Secretário, queremos homeopatia, acupuntura, fitoterapia e outros serviços no SUS!

No ar há 2 anos em Saúde e Drogas
Square img 1826
Cozinheiro da mobilização
Secretário, queremos homeopatia, acupuntura, fitoterapia e outros serviços no SUS!

A crise de sustentabilidade da saúde, consequência do consumo progressivo de remédios e exames, foi debatida em 1986 na Conferência Mundial da Saúde, quando se deliberou sobre a necessidade das ações de saúde pública mudarem o enfoque, ao invés de combater doenças, promover a Saúde.

Sob esta perspectiva seria possível ampliar os recursos com a inclusão da diversidade das tradições e das práticas de cuidado da vida. Deste então a Organização Mundial da Saúde estimula a adoção das medicinas tradicionais nas políticas nacionais de saúde.

Em 2006 o Brasil publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que incluiu nas ações e serviços do SUS a Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia, além de práticas corporais tradicionais como tai-chi, liang gong, yoga etc.

Entretanto, aqui no Rio de Janeiro, tais práticas continuam escassas na Atenção Básica (programas de promoção de saúde e prevenção ao adoecimento) e, também na assistência especializada, acessíveis à uma minúscula parcela do público usuário dos serviços públicos de saúde, em desacordo com o significativo interesse da população, já verificado em diversas experiências de coletas de assinatura realizadas.

Vamos pressionar o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, para que implemente a partir do ano que vem as Práticas Integrativas e Complementares nos programas de Atenção Básica. Envie agora seu email no box ao lado.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: