Vitória! Esta campanha foi encerrada há quase 4 anos

Instale já a sinaleira no Menino Deus, EPTC

No ar há mais de 4 anos em Transportes e Trânsito
Square 1146802551
Cozinheiro da mobilização
Instale já a sinaleira no Menino Deus, EPTC
Se você for um dos alvos da mobilização, deixe a sua resposta através do email: resposta@paneladepressao.org.br

Respostas recebidas dos alvos:

  1. Publicada em: Terça, 17 de Novembro de 2015, 14:38 h

    Resposta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC):

    "Sobre a sinalização nas ruas do bairro Menino Deus, a Gerência de Planejamento de Trânsito da EPTC informa que em todas as intervenções viárias executadas na cidade, as vias somente são liberadas para a circulação após a implantação da sinalização viária regulamentar, além da divulgação prévia das alterações que ocorrerão. Após as mudanças, toda a região é monitorada e, se necessário, ajustes e/ou complementação de sinalização são executados.

    No caso específico da região delimitada pelas Ruas Silveiro e Dona Augusta, um dos estudos técnicos efetuados após a implantação das mudanças foi a medição de velocidade dos veículos em diferentes pontos da região.

    Os resultados obtidos indicaram a necessidade de implantação de lombadas físicas, de acordo com as diretrizes técnicas e legais da Resolução 39/98 do Contran, em dois trechos da Rua Dona Augusta: nas proximidades das Ruas Barão do Guaíba (rota escolar) e da Rua Miguel Couto (conexão viária).

    Além disso, devem ser implantados redutores de velocidade e realizados ajustes na sinalização horizontal da Rua Silveiro. As soluções levam em conta também a configuração geométrica do trecho em estudo. O objetivo destas medidas é garantir a velocidade de segurança para as vias que estão estruturando esta região. Ambas são vias coletoras, com velocidade regulamentada em 40km/h, e muitos condutores não estão obedecendo este limite sinalizado. Com a implantação dos dispositivos citados, teremos a garantia efetiva de velocidade compatível à função das vias.

    Informamos que foi avaliada a implantação de semáforo no cruzamento da rua Dona Augusta e Miguel Couto, conforme solicitado em diversos e-mail recebidos. No entanto, nas condições atuais, não se justifica a implantação de semáforo neste cruzamento, conforme Manual de Sinalização Semafórica do Departamento Nacional de Trânsito, pois o volume de veículos não é expressivo e não atende os critérios mínimos previsto no Manual.

    Enfatizamos ainda que o semáforo não reduz a velocidade dos veículos, quando em preferência de passagem; pelo contrário, em razão da configuração retilínea do trecho com leve declive, a tendência é de maior aceleração (aos que insistem em desrespeitar as normas), para evitar a troca de sinal.

    Os estudos técnicos estão à disposição na sede da EPTC para consultas, e colocamos a equipe técnica também à disposição para esclarecimento de dúvidas adicionais, bem como análise de outras sugestões para melhorar a segurança viária na região. Outras informações no fone 156 e pelo email eptc@eptc.prefpoa.com.br."

  2. Publicada em: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 19:03 h

    RESPOSTA ENVIADA PELA GERENTE DE PLANEJAMENTO DE TRÂNSITO E CIRCULAÇÃO CARLA MEINECKE:

    "Desde a implantação das alterações na região das ruas Dª Augusta e Silveiro, estamos monitorando e complementando as intervenções em toda a região. Todas as vias que recebem alguma alteração são monitoradas cuidadosamente para avaliação do seu desempenho. Informamos também que todos os Estudos Técnicos (contagens, medições de velocidade, análise das ocorrências de trânsito, topografia e geometria das interseções), que embasaram as alternativas de segurança viária avaliadas e implantadas estão à disposição sempre para todos os cidadãos e também foram anexados ao processo citado, já respondido pela área técnica em 18/12/15. Os documentos estão anexados ao processo, que está em comparecimento, e não foram retirados pela requerente. Também nos colocamos à disposição de vocês e dos especialistas contatados por vocês para apresentação e discussão das alternativas que encontramos e implantamos para manutenção e melhoria das condições de segurança viária para a região. A cidade é dinâmica, as soluções não são estanques, e havendo necessidade de mais intervenções neste entorno, se mudarem as características de circulação e segurança, eles serão estudadas e implementadas. Salientamos que anexamos os estudos solicitados no processo referenciado e já foram disponibilizados aos requerentes em dez/15. Informamos ainda que desde a implantação das ondulações transversais, em 09/12/15, não há registro de nenhuma ocorrência de trânsito na área de influência dos dispositivos implantados."

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: