Poluição na Baía de Guanabara, nunca mais!

Square 9dbbaaca9ebead457245c601c1568685
Cozinheiro da mobilização
Poluição na Baía de Guanabara, nunca mais!

O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) foi anunciado na Rio 92, conferência das Nações Unidas que reuniu mais de cem chefes de Estado no Rio de Janeiro. Começou a ser executado dois anos depois, em 1994, mas nunca chegou a ser concluído.

Em duas décadas, a limpeza da Baía de Guanabara já passou por sete governos e consumiu quase R$ 3 bilhões de dinheiro público. Apesar disso, grande parte esgoto continua sendo jogado no mar praticamente sem tratamento.

Agora, surgiu o Psam (Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara), que prevê gastos de R$ 1,13 bilhão em obras de esgotamento sanitário e em projetos de saneamento nos 15 municípios do entorno da baía.

Mais um novo programa do governo para ajudar a despoluir a Baía de Guanabara. Como garantir que dessa vez dará certo?

A meta é sanear 80% da Baía de Guanabara até 2016, ano das Olimpíadas no Rio – hoje menos da metade do esgoto recebe tratamento. As competições de vela serão sediadas na baía, mas o próprio Lars Grael, dono de dois bronzes olímpicos, defende que o esporte seja transferido para Búzios por causa dos ventos e da qualidade da água.

Dessa vez, não podemos ficar esperando até 2016 para ver se o programa vai dar certo. Queremos que a Secretaria Estadual do Ambiente e a Cedae divulguem um cronograma com metas anuais do Psam para que a população, as universidades e a mídia possam fiscalizar e garantir o sucesso da tão almejada despoluição!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: