Não foi dessa vez... Esta campanha foi encerrada há 2 anos

Deputados, ouçam as mulheres! Não aprovem o relatório da CPI do Aborto!

No ar há 2 anos em Direitos Humanos
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Deputados, ouçam as mulheres! Não aprovem o relatório da CPI do Aborto!

Atenção, mulheres! Parece que os deputados decidiram tirar essa semana para tentar acabar com os nossos direitos!

Depois da notícia sobre os projetos de lei no Congresso Nacional que dificultam nosso atendimento em casos de estupro e tentam acabar com a alternativa da pílula do dia seguinte, chegou a vez dos deputados do Rio de Janeiro, que querem aprovar nessa quarta, às pressas, sem ouvir quase nenhuma mulher, o relatório da CPI do Aborto. Mais um passo atrás na luta pela igualdade de gênero.

A CPI foi criada com o objetivo de “investigar e apurar os interesses em incentivar/financiar a prática do aborto no estado, o comércio de produtos e as clínicas que fazem o procedimento”. O tema é uma questão social que atinge principalmente as mulheres, mas a CPI é composta por seis deputados e apenas uma deputada.

O tal relatório final, diz que a CPI ouviu representantes dos conselhos regional e federal de medicina, do aparato policial, da vigilância sanitária, do Ministério Público e da indústria farmacêutica. Mas das 16 pessoas ouvidas ao longo das reuniões da CPI, apenas duas eram mulheres: uma policial, da Corregedoria Interna da Polícia Civil do Estado do RJ, e uma farmacêutica, representante de empresa distribuidora de medicamentos.

E o pior: não foram analisados dados sobre a quantidade de internações de mulheres na rede pública de saúde em decorrência de abortos espontâneos ou induzidos, ou de óbitos de mulheres causados pela falta de acesso a métodos abortivos seguros, gratuitos e legais.

O relatório mostra que mais uma vez a preocupação não é com a vida, a saúde e as liberdades fundamentais das mulheres, mas sim com a punição e o controle sobre os nossos corpos e as nossas vidas. Se ele for aprovado assim, pode influenciar na criação de projetos de lei no Rio de Janeiro que vão reduzir ainda mais os nossos direitos.

Precisamos mostrar aos deputados que não vamos aceitar uma política pública que não representa a dor das milhares de mulheres que sofrem todos os anos. Queremos ser ouvidas!

Ajude a pressionar os deputados agora enviando o seu email ao lado!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: