Vitória! Esta campanha foi encerrada há mais de 1 ano

Ok, Felipe Carreras. Mas #CadêAsCiclovias?

No ar há mais de 1 ano em Transportes e Trânsito
Ok, Felipe Carreras. Mas #CadêAsCiclovias?

Que Felipe Carreras curte andar de bike todo mundo já sabe. Foi ele quem implantou a ciclofaixa aos domingos no Recife, quando era Secretário de Turismo da Prefeitura. Agora, como Secretário do Governo de Pernambuco, Felipe Carreras tem a excelente oportunidade de transformar a bicicleta em um dos principais modais do trânsito de Recife: é que está sob a responsabilidade dele implantar o Plano Diretor Cicloviário (PDC) na Região Metropolitana do Recife.

Lançado há quase dois anos pelo Governo do Estado, o PDC prevê a construção de 590km de redes cicláveis na RMR, mas até agora nenhum km de ciclovias foi implantado. A maior parte (245km) é de responsabilidade direta do Governo de Pernambuco - mais especificamente da Secretaria de Turismo - e o restante é de responsabilidade das prefeituras.

No último mês de Agosto, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) lançou a campanha #CadêAsCiclovias em parceria com o Meu Recife. De lá para cá, cerca de 1.000 e-mails foram enviados ao Secretário de Mobilidade João Braga exigindo que a Prefeitura cumpra a sua parte do Plano Diretor Cicloviário e implante as ciclovias.

Cobramos apenas 1km dos 90km de ciclovia que precisavam ser implantados pela Prefeitura até o final de 2015. Braga nos respondeu, mas o que ele nos entregou não colou: além de ter sido um trecho de ciclofaixa, não tem prazo de entrega definido. Resolvemos dar uma segunda oportunidade para o secretário se comprometer com a mobilização e protocolamos uma próxima reunião, ainda sem data.

Mas a luta por um trânsito mais humano não pode esperar! Enquanto aguardamos mais um retorno da Prefeitura do Recife, iremos cobrar também do Governo de pernambuco que tire o Plano Diretor Cicloviário do papel! Visto que a maior parte da implantação é de competência do Governo, não podemos deixar de cobrar do estado o que é responsabilidade dele!

Felipe, queremos saber até onde vai o seu interesse pelas bicicletas: você acha que a ciclofaixa aos domingos é suficiente? Bicicleta não é só lazer, Felipe Carreras! Bicicleta é todo dia! #CadêAsCiclovias do Recife?

Links:

Mobilização pelo plano diretor cicloviário (pdc)

Protesto pelo PDC no passeio Pedala PE

Gestão para expandir a bicicleta no Grande Recife vai para pasta de turismo

Deixe seu comentário