MANIFESTO CIDADÃO CONTRA OS CRIMES AMBIENTAIS QUE ESTÃO OCORRENDO NO IAPC DE IRAJÁ

7xqaysb
Cozinheira da mobilização
MANIFESTO CIDADÃO CONTRA OS CRIMES AMBIENTAIS QUE ESTÃO OCORRENDO NO IAPC DE IRAJÁ

NOTA CIDADÃ SOBRE A ÁREA DE LAZER DO I.A.P.C. DE IRAJÁ Nós, os moradores do I.A.P.C. de Irajá manifestamos por meio dessa carta a nossa profunda indignação e também nossa tristeza pela derrubada das árvores na área de lazer localizada entre o conjunto I.A.P.C. de Irajá e o bairro de Jardim América, no fim da Avenida Tenente Rebelo. Muitos de nós nos utilizamos do espaço para partidas de futebol, vôlei, para caminhada no bosque de eucaliptos que faz uma tremenda sombra! Nós estamos agoniados com essa perda e pedimos a imediata colaboração da empresa que está derrubando nossas árvores! Nós, os moradores do entorno é que sentiremos os efeitos no microclima do local: FARÁ MUITO MAIS CALOR! Se já está tanto calor, em plena primavera, imagina no verão SEM ESSAS ÁRVORES? Enquanto muitos coletivos de ecologia promovem PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS, nós vemos escancaradamente o desrespeito com a natureza, incluindo os seres humanos que moram no entorno!!! Nesta área de lazer muitos animais ficarão sem ter onde morar! Os micos, os pássaros raros... Estamos de luto! Descobrimos que se trata da empresa GLP (Global Logistic Properties). Está desmatando para construir um GALPÃO. Não se sabe para onde foram os bichos. No último dia em que a área ainda estava aberta, adentramos no local e procuramos pelos micos e estes não apareceram. Ou estão sendo assassinados pela própria empresa ou estão fugindo! O fato é que estão ficando SEM CASA. Uma árvore é uma vida e além disso ela carrega muitas vidas com ela quando ela MORRE. Os ninhos estão todos caindo junto! Além disso o SOLO DA ÁREA é muito RICO; é argiloso e a argila possui PROPRIEDADES MEDICINAIS.

O local é uma área utilizada há muitas décadas para lazer, esportes e convivência com a natureza. A Constituição Federal nos diz que todo ser humano tem DIREITO ao AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO. Nosso direito está sendo quebrado! Não temos NADA aqui em Irajá. Queremos ao menos que a nossa área de lazer seja preservada!

Nosso BOSQUE AINDA ESTÁ DE PÉ. Estão de pé também: a quadra de vôlei, o campo de futebol e uma casinha onde aconteciam aulas de flauta, violão e reforço de matemática.

Já vi muitas vacas e bois pastando. Os moradores que criam vacas e bois levam as vacas e bois para pastarem no local. Eu mesma desenvolvo atividade econômica no local em conjunto a segurança de lá: ela faz as trufas e eu vendo. Outra amiga minha usa o local para vender seus trabalhos e para confeccioná-los também. Os cachorros e gatos passeiam por ali, além de muitas crianças.

Precisamos de medidas URGENTES antes que se derrubem mais árvores!

A empresa PODE ATÉ ter autorização para extinguir a vegetação mas quanto aos ANIMAIS??? E as pessoas????? Fora o próprio critério de liberação do desmatamento que é completamente ESCUSO e voltado para INTERESSES MATERIAIS de uma EMPRESA MULTINACIONAL.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: