Secretário, não corte as linhas de ônibus se for pra gastar mais dinheiro em passagens e mais tempo nas viagens.

No ar há mais de 4 anos em Transportes e Trânsito
Square 11940211 10201016725896337 1176411602 n
Cozinheira da mobilização
Secretário, não corte as linhas de ônibus se for pra gastar mais dinheiro em passagens e mais tempo nas viagens.

Nas últimas semanas, a prefeitura do Rio anunciou um projeto de racionalização das linhas de ônibus que, a partir do dia 3 de outubro, vai tirar de circulação 28 linhas e encurtar outras 21. A justificativa do projeto é de que há uma grande quantidade de linhas fazendo o mesmo trajeto e que, com a medida, o tempo gasto no deslocamento irá diminuir. Parece óbvio, mas, até agora, a notícia só provocou dúvidas em quem anda de ônibus todo dia.

Com a falta de transparência sobre como a mudança impacta na vida de quem anda de ônibus, a notícia foi recebida com muita desconfiança pela população. Já sabemos, de outros carnavais, que o despreparo da prefeitura nesse tipo de mudança acaba caindo nas costas do cidadão.

Antes de cortar qualquer linha, queremos que o secretário de transportes, Rafael Picciani, divulgue o estudo, as informações e os dados técnicos que mostrem como esse projeto vai beneficiar o usuário. Ele precisa entender que esse tipo de decisão que afeta milhares de pessoas não pode ser tomada a portas fechadas, sem transparência. E que a racionalização só vai ser boa se for boa para o usuário.

Por isso, vamos enviar milhares de emails ao secretário cobrando uma resposta antes do corte das linhas! Preencha o formulário ao lado e envie a sua pressão.

Após uma rápida pesquisa feita pela Rede Meu Rio com usuários de transporte público de diferentes regiões da cidade e da análise de comentários sobre o assunto nas redes sociais, algumas dúvidas se mostraram frequentes:

  • O tempo de uso e número de passagens integradas no Bilhete Único será ampliado para contemplar as pessoas que terão que pegar mais de 2 ônibus para ir a algum lugar?
  • Como ficarão as mudanças nos trajetos e qual é a expectativa da prefeitura sobre a alteração no tempo de viagem dos usuários?
  • Os novos pontos de baldeação estão preparados para receber o fluxo de pessoas e de coletivos?
  • Onde será o ponto final das linhas?
  • Haverá ônibus suficiente em cada linha para suprir a demanda de passageiros?
  • Como vai ser a conexão entre um alimentador do BRT e as linhas complementares?
  • A previsão de melhora no trânsito é apenas na Zona Sul? Se não, qual é a previsão pra melhoria em outras áreas da cidade?
  • Existiram processos de consulta da população para tomada dessa decisão? Se sim, quais foram?

Coloque seus dados no formulário ao lado para enviar um email ao Picciani cobrando a resposta para essas perguntas e mais transparência na racionalização dos ônibus!

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/veja-mudancas-em-linhas-de-onibus-que-circulam-na-zona-sul-do-rio.html

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: