CONTRA o Programa Escola sem Partido no Sistema de Ensino do Município do Rio

No ar há quase 3 anos em Educação
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
CONTRA o Programa Escola sem Partido no Sistema de Ensino do Município do Rio

O Projeto de Lei 867 se baseia no argumento do combate à “doutrinação ideológica” em sala de aula. Segundo perspectiva da proposta, deve ser uma prioridade evitar que professores assumam o lugar na educação dos alunos que deveria ser exclusivo da família. No entanto, por trás do discurso inflamado e dos jargões cativantes, o PL 867 simplesmente visa criminalizar a atuação profissional de professores. O projeto, além de tirar da escola o poder de lidar com situações de conflito dentro de seu próprio espaço de convívio, determina que qualquer forma de discussão política, social e cívica deve ser entendida como “doutrinação”; e colocamos o termo entre aspas porque o mesmo projeto não se preocupa muito em definir o que seria essa prática, logo, qualquer professor seria um potencial "doutrinador". A ideia enganosa de que professores “doutrinadores” querem tomar as funções de educar que são privilégios da família serve como o principal argumento falacioso do PL. A escola e a família são espaços de aprendizado que podem funcionar muito bem em conjunto, mas a redação do projeto descarta isso. A PL 867, ao contrário de resolver um suposto “problema”, cria outro. Ela aliena a escola da sociedade, ao criar um muro intransponível entre o que o aluno "deve" ou não aprender. Assim, o sistema educacional fica impossibilitado de cumprir seus objetivos sociais e, além de tudo, o professor torna-se a vítima de uma lógica que o transforma num bandido por cumprir com sua obrigação e fazer seu trabalho enquanto educador.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: