Prefeito, queremos todos os contratos de obras olímpicas na internet! Chega de falsa transparência!

No ar há mais de 2 anos em Transparência e Participação
Square captura de tela 2014 05 21  s 18.37.16
Cozinheiro da mobilização
Prefeito, queremos todos os contratos de obras olímpicas na internet! Chega de falsa transparência!

A reportagem especial do UOL chamada "Jogos Obscuros", publicada no dia 31/8, mostra a farsa que é o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pela Prefeitura do Rio. Durante quase um ano, os repórteres Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski tentaram obter cópias de contratos ou estudos sobre várias obras que estão sendo feitas para as Olimpíadas, como o polêmico Campo de Golfe, os BRTs TransOeste e TransOlímpica e o Velódromo. Apesar da lei federal determinar prazo máximo de 30 dias (já contando a prorrogação), o município simplesmente ignorou os pedidos e não respondeu absolutamente nada.

Segundo a reportagem do UOL, dos mais de R$ 38 bilhões investidos nas Olimpíadas, quase R$ 18 bilhões estão aplicados em projetos ligados à administração municipal. Como esperar um controle dos gastos e acompanhamento das obras se informações básicas como os contratos são sonegados do público?!

O descumprimento da lei não aconteceu só com os repórteres do UOL e se estende a outras áreas também. Em janeiro desse ano, a equipe do Meu Rio fez uma série de requerimentos à secretaria de transportes sobre o sistema de ônibus no Rio. Em maio, cobramos publicamente o secretário Rafael Picciani sobre o descumprimento da lei. Setembro já chegou. As respostas? Pela metade.

Não dá para o prefeito achar que a população vai aceitar uma falsa transparência, ainda mais num evento onde o legado para a cidade continua obscuro. Envie agora seu email de pressão ao prefeito Eduardo Paes e ao presidente da Empresa Olímpica, Joaquim Monteiro, cobrando a divulgação imediata de todos os contratos, estudos e orçamentos relativos a obras para as Olimpíadas. Não aceitaremos meia transparência!

Fontes:

Lei de Acesso à Informação

Especial UOL: Jogos Obscuros

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: