Bairros do Tamanduateí- Operação Urbana

No ar há quase 4 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
Square camara eu
Cozinheiro da mobilização

Projeto de uma nova operação urbana em São Paulo, que pretende requalificar o Cambucí, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prodente na zona sul e leste. Trata-se da primeira iniciativa do gênero da gestão Fernando Haddad (PT), mas aproveita um plano encubado desde 2004 com estudos nas gestões Marta Suplicy (PMDB), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD). Chamada agora de "bairros de Tamanduateí", a proposta é liberar 6 milhões de m² em novas construções de forma a dobrar a população de 190 mil habitantes para 360 mil habitantes, arrecadando cerca de 5,5 bilhões em 20 anos. (Fonte: Estadão)

Veja a reportagem do estadão:

A uma tímida oferta em moradias populares nas áreas do centro expandido de São Paulo, queremos incentivar e garantir o máximo possível de moradias populares nestes trechos chamados de Transformação Urbana. O Prefeito Fernando Haddad vem se mostrando atencioso com a questão de moradia, mas a gentrificação da Cidade nos seus grandes centros acaba levando a população cada vez mais para longe, inclusive para cima dos mananciais, o valor da terra em lugares com infraestrutura se torna abusivo.Levando em consideração que a classe social predominante em São Paulo é 70 % de famílias de baixa renda.

Será investido cerca de 5,5 bilhões de reais na Região de Tamanduatei queremos a garantia e também mais dinheiro para trazer o maior numero de pessoas para viver no centro e centro expandido como condiz com o plano diretor, o projeto apresentado pela prefeitura neste dia 28/08 só tenta garantir 25% de moradia popular e adensará a região com mais 250 mil pessoas em 20 anos, sendo que menos que 62 mil pessoas serão de pessoas baixa renda. sabemos, em um trecho importante da entre a Capital e Grande São Paulo como este em Tamanduateí - Mooca , ficando próximo a infraestrutura necessária (Corredores de ônibus, metrô, centros de cultura, SESC, escolas, Bibliotecas, Hospitais, creches) com fácil acesso ao centro de São Paulo, onde estão Cerca de 70 % dos equipamentos públicos.

Veja o projeto chamado "Bairros do Tamanduateí em PDF no link abaixo:

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: