Bairros do Tamanduateí- Operação Urbana
Projeto de uma nova operação urbana em São Paulo, que pretende requalificar o Cambucí, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prodente na zona sul e leste. Trata-se da primeira iniciativa do gênero da gestão Fernando Haddad (PT), mas aproveita um plano encubado desde 2004 com estudos nas gestões Marta Suplicy (PMDB), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD). Chamada agora de "bairros de Tamanduateí", a proposta é liberar 6 milhões de m² em novas construções de forma a dobrar a população de 190 mil habitantes para 360 mil habitantes, arrecadando cerca de 5,5 bilhões em 20 anos. (Fonte: Estadão)
A uma tímida oferta em moradias populares nas áreas do centro expandido de São Paulo, queremos incentivar e garantir o máximo possível de moradias populares nestes trechos chamados de Transformação Urbana. O Prefeito Fernando Haddad vem se mostrando atencioso com a questão de moradia, mas a gentrificação da Cidade nos seus grandes centros acaba levando a população cada vez mais para longe, inclusive para cima dos mananciais, o valor da terra em lugares com infraestrutura se torna abusivo.Levando em consideração que a classe social predominante em São Paulo é 70 % de famílias de baixa renda.
Será investido cerca de 5,5 bilhões de reais na Região de Tamanduatei queremos a garantia e também mais dinheiro para trazer o maior numero de pessoas para viver no centro e centro expandido como condiz com o plano diretor, o projeto apresentado pela prefeitura neste dia 28/08 só tenta garantir 25% de moradia popular e adensará a região com mais 250 mil pessoas em 20 anos, sendo que menos que 62 mil pessoas serão de pessoas baixa renda. sabemos, em um trecho importante da entre a Capital e Grande São Paulo como este em Tamanduateí - Mooca , ficando próximo a infraestrutura necessária (Corredores de ônibus, metrô, centros de cultura, SESC, escolas, Bibliotecas, Hospitais, creches) com fácil acesso ao centro de São Paulo, onde estão Cerca de 70 % dos equipamentos públicos.
Veja o projeto chamado "Bairros do Tamanduateí em PDF no link abaixo: