SOS moradores do Horto!

No ar há 8 anos em Direitos Humanos
Square 186110 100004055403233 118577366 q
Cozinheiro da mobilização
SOS moradores do Horto!

Há mais de quatro décadas, os moradores do Horto florestal, uma comunidade composta por 589 famílias de baixa renda, segundo o cadastro efetuado pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro -- ITERJ (Autarquia Estadual, que vem tentando intermediar uma solução definitiva junto à União Federal, visando ao assentamento das famílias - legítimos possuidores do Horto), estão sofrendo diversas reintegrações de posse promovidas pela União Federal.

Depois de muita luta e resistência, a Secretaria de Patrimônio União está realizando, junto com a Faculdade de Urbanismo da UFRJ, um levantamento para a regularização fundiária na comunidade do Horto e recentemente nos entregou um documento, que garante que não haja despejos nas áreas em processo de regularização. Os direitos da comunidade são respaldados pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Cidade e pela Lei Orgânica do Município.

Mas a Associação de Moradores do Jardim Botânico vem fazendo contra a população, que já vive na área há mais de 1 século e que está em harmonia com o local, ajudando a preservá-lo, uma campanha difamatória, chamando os moradores de invasores e destruidores. Enquanto isso, condomínios de luxo e instituições como o Serpro, Furnas, CEDAE, Impa, Toalheiro Brasil e etc. não sofrem qualquer tipo de incômodo e coerção por permanecerem na localidade.

Ou seja, tudo isso é por especulação imobiliária e preconceito social, disfarçados de preocupação ambiental!

Agora, eles entraram com um processo no Tribunal de Contas da União para desqualificar o processo de regularização da comunidade! Vamos dizer ao TCU que queremos o direito à moradia e à memória dessas centenas de famílias preservado!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: