Não foi dessa vez... Esta campanha foi encerrada há mais de 2 anos

Vamos aumentar a diversidade no mercado de trabalho: pela aprovação do PL Libertário!

No ar há quase 3 anos em Direitos Humanos
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Vamos aumentar a diversidade no mercado de trabalho: pela aprovação do PL Libertário!

A qualquer momento, poderá ser votado na Câmara Municipal do Rio um projeto de lei que diminui a desigualdade no acesso ao trabalho. De autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), o chamado “PL Libertário” proíbe que se indague sobre questões relacionadas ao gênero, orientação sexual e vida pessoal do candidato em entrevistas de emprego.

É muito comum, para além dos frequentes preconceitos de gênero e de orientação sexual, que o empregador pergunte a uma candidata mulher se ela pretende ter filhos, excluindo-a da seleção se a resposta for afirmativa. Também é recorrente a exclusão de ex-usuários de drogas, que acabam sendo punidos duas vezes: por terem sido usuários problemáticos e, depois, por terem deixado de ser, sem oportunidade de voltar à vida social.

Vale lembrar que, em 2013, um projeto de lei semelhante foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, proibindo que se pergunte ao candidato questões relacionadas a sua religião.

Chegou a hora de irmos além das fotos coloridas do perfil do Facebook e aumentarmos o volume da diversidade! O ingresso no mercado de trabalho é um dos direitos mais básicos de todos os cidadãos. Envie agora seu email de pressão para que os vereadores aprovem o PL Libertário!

Fontes:

PL 815/14: http://bit.ly/1E3wUHc

Lei Ordinária 5565/13: http://bit.ly/1NDgTb0

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: