Square rwpgpgh
Esta mobilização foi selecionada por Meu Recife. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?

No ar há 11 meses em Transportes e Trânsito
Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?

O Recife é a capital brasileira onde mais se morre no trânsito. Segundo o Observatório Nacional da Segurança Viária, só em 2013, 539 pessoas foram vítimas de acidentes fatais na cidade. Nesta tragédia que tem se tornado a mobilidade do Recife, quem mais sofre são os pedestres e ciclistas já que as calçadas e redes cicláveis ou não existem ou não oferecem boas condições de uso.

A Prefeitura do Recife deu um importante passo ao aderir ao Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana, que foi elaborado pelo Governo do Estado. Este Plano prevê a construção de 90km de redes cicláveis no Recife em seus dois primeiros anos (2014 e 2015), a um custo de R$ 13 milhões para a cidade. Estamos chegando ao final deste período e, infelizmente, quase nada foi feito: até agora não foi construído nem 1km das ciclovias previstas! A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 destina R$ 196 milhões para a gestão da mobilidade e da acessibilidade do Recife. Ou seja: dinheiro a Prefeitura tem, o que falta é priorizar a construção das ciclovias. O prazo definido para começar a implantação termina em alguns meses e a verba da LOA para 2015 não poderá ser utilizada em 2016.

Cansamos de prazos para inglês ver! Se há dinheiro para mobilidade, a Prefeitura precisa cumprir o que prometeu e implantar as ciclovias previstas no Plano Cicloviário. Afinal, a atual gestão não quer fazer do Recife uma Cidade das Pessoas? Andar de bicicleta é uma ótima forma de convidar as pessoas a viver a cidade!

Ambos os prazos para execução da verba da LOA e para a iniciação do PDC terminam em dezembro. O Secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, tinha a responsabilidade de executar pelo menos 1km de ciclovias antes disso, mas até agora quase nada foi feito. Por isso, chegou a hora dos recifenses se unirem e dizerem ao Secretário que essa deve ser uma prioridade da sua gestão. Juntos, vamos lotar a caixa de entrada do Secretário e pedir a implantação do Plano Cicloviário! Sem novos prazos!

Mande sua mensagem e diga a João Braga que você quer ver as obras do Plano Cicloviário até o final de 2015! Vamos todos perguntar ao Secretário de Mobilidade da Prefeitura: "Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?"

Fontes:

Controle de pedidos de informação sobre a PDC por membros da AMEciclo

Link do Plano Diretor Cicloviário

"Plano aponta 590 km de rede cicloviária na RMR até 2024"

Mapa da demanda de Ciclovias CTTU + Contagem de ciclistas

Deixe seu comentário