Square rwpgpgh
Esta mobilização foi selecionada por Meu Recife. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?

No ar há mais de 2 anos em Transportes e Trânsito
Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?

O Recife é a capital brasileira onde mais se morre no trânsito. Segundo o Observatório Nacional da Segurança Viária, só em 2013, 539 pessoas foram vítimas de acidentes fatais na cidade. Nesta tragédia que tem se tornado a mobilidade do Recife, quem mais sofre são os pedestres e ciclistas já que as calçadas e redes cicláveis ou não existem ou não oferecem boas condições de uso.

A Prefeitura do Recife deu um importante passo ao aderir ao Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana, que foi elaborado pelo Governo do Estado. Este Plano prevê a construção de 90km de redes cicláveis no Recife em seus dois primeiros anos (2014 e 2015), a um custo de R$ 13 milhões para a cidade. Estamos chegando ao final deste período e, infelizmente, quase nada foi feito: até agora não foi construído nem 1km das ciclovias previstas! A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 destina R$ 196 milhões para a gestão da mobilidade e da acessibilidade do Recife. Ou seja: dinheiro a Prefeitura tem, o que falta é priorizar a construção das ciclovias. O prazo definido para começar a implantação termina em alguns meses e a verba da LOA para 2015 não poderá ser utilizada em 2016.

Cansamos de prazos para inglês ver! Se há dinheiro para mobilidade, a Prefeitura precisa cumprir o que prometeu e implantar as ciclovias previstas no Plano Cicloviário. Afinal, a atual gestão não quer fazer do Recife uma Cidade das Pessoas? Andar de bicicleta é uma ótima forma de convidar as pessoas a viver a cidade!

Ambos os prazos para execução da verba da LOA e para a iniciação do PDC terminam em dezembro. O Secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, tinha a responsabilidade de executar pelo menos 1km de ciclovias antes disso, mas até agora quase nada foi feito. Por isso, chegou a hora dos recifenses se unirem e dizerem ao Secretário que essa deve ser uma prioridade da sua gestão. Juntos, vamos lotar a caixa de entrada do Secretário e pedir a implantação do Plano Cicloviário! Sem novos prazos!

Mande sua mensagem e diga a João Braga que você quer ver as obras do Plano Cicloviário até o final de 2015! Vamos todos perguntar ao Secretário de Mobilidade da Prefeitura: "Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?"

Fontes:

Controle de pedidos de informação sobre a PDC por membros da AMEciclo

Link do Plano Diretor Cicloviário

"Plano aponta 590 km de rede cicloviária na RMR até 2024"

Mapa da demanda de Ciclovias CTTU + Contagem de ciclistas

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: