Vitória! Esta campanha foi encerrada há mais de 5 anos

Diga NÃO às invasões do Jardim Botânico do Rio de Janeiro!

No ar há quase 6 anos em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
Square 370246 100000165006641 827222705 q
Cozinheiro da mobilização
Diga NÃO às invasões do Jardim Botânico do Rio de Janeiro!

Os órgãos públicos têm o dever de impedir a usurpação de terras tombadas da União. Estas terras pertencem à Nação e não aos governos. Qualquer entendimento contrário lesa a Pátria. O Brasil espera um NÃO às invasões do Jardim Botânico do RJ.

A Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico, fez uma denúncia ao Tribunal de Contas da União sobre a existência de diversas ilegalidades no Projeto de Regularização Fundiária das áreas tombadas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, seu Horto Florestal e seu entorno, igualmente tombado. Tal projeto é promovido pela Secretaria de Patrimônio da União - Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Veja a bela declaração do Ministro Walton Alencar Rodrigues sobre o assunto:

Todos os termos da denúncia foram comprovados pelo Tribunal de Contas da União após auditoria realizada pela área técnica do Tribunal, conforme consta no Relatório do Ministro Relator Valmir Campelo (veja o vídeo)

Um pedido de vista feito pelo Ministro José Múcio Monteiro Filho para impedir o julgamento, somente se justifica para favorecer o amigo e morador invasor, o ex- Ministro de Integração Racial, atual Deputado Federal Edson Santos. Todo o caso se desenrola em cima de jogadas políticas internas como essa.

Não somos contra a regularização fundiária, mas não aceitaremos que ela seja realizada dentro das áreas tombadas da União, de um grandioso jardim histórico e botânico, cuja vocação, pela sua essência e por força de lei, é histórico-cultural, ambiental e científica.

Se não pressionarmos o Tribunal para que retome o julgamento e faça a execução da lei, retirando o Jardim Botânico e suas áreas tombadas do Programa de Regularização Fundiária, corremos o risco de ver uma comunidade ilegal cada vez maior ocupar um Patrimônio da Humanidade, reconhecido há poucos meses pela UNESCO.

O Brasil espera um NÃO às invasões do Jardim Botânico do RJ. Ajude a pressionar os Ministros do Tribunal de Contas da União!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: