Praça SIM, Clínica SIM. Nem meia Praça, nem meia Saúde.

No ar há quase 5 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
Square 994272 650177831677213 2117338942 n
Cozinheiro da mobilização
Praça SIM, Clínica SIM. Nem meia Praça, nem meia Saúde.

Imagine que você queira construir uma Clínica da Família e tenha duas opções: A) um terreno abandonado de 7mil m2 ou B) uma praça importante do bairro. A resposta lógica seria a A), mas é claro que a prefeitura escolheu a B), contrariando o interesse dos moradores da região e o seu próprio plano original. Assim, a Prefeitura considera que a melhor opção para construção do equipamento de saúde é destruir mais da metade da Praça Nobel, no Grajaú.

A desculpa dada pelo município para abandonar a ideia original foi o alto custo da desapropriação: R$ 5,2 milhões. Depois, em reunião com moradores, a versão mudou: o problema seria um imbróglio jurídico do terreno, não justificado. Por que o Poder Público não procura outros terrenos? Espaços verdes para lazer e esporte são medidas preventivas de saúde pública e promovem o encontro e a felicidade dos moradores do bairro!

Os moradores já estão agindo há algum tempo para evitar este disparate, mas diante da mobilização, a prefeitura resolveu acelerar seu planejamento. Neste momento, técnicos do município já estão fazendo medições no espaço, o que indica que a interdição da praça pode acontecer a qualquer momento.

Ao contrário do que alguns alegam, não somos contra a Clínica da Família; consideramos sua implementação fundamental para o bairro. Mas entendemos que uma coisa não exclui a outra: é possível termos praça e clínica. Por isso, não aceitaremos nem meia praça, nem meia saúde!

Temos muito pouco tempo para agir e garantir que a praça não seja destruída e que a clínica seja construída no terreno original. Envie agora seu e-mail de pressão ao prefeito Eduardo Paes, ao subprefeito da grande Tijuca, Marcio Ribeiro e ao secretário de Saúde, Daniel Soranz, para dizer que a população não abre mão da clínica da família e não abre mão da Praça Nobel!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: