Square square ebp12gw
Esta mobilização foi selecionada por Minha Sampa. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Alckmin, não censure a campanha nos ônibus!

No ar há mais de 2 anos em Direitos Humanos
Square fd12f54ee8879ea0d657890ab92a9d8a
Cozinheira da mobilização
Alckmin,  não censure a campanha nos ônibus!

Censura, censura! É isso que a EMTU acaba de fazer em relação à recém lançada campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”. Ilustrada com imagens de cartunistas famosos como Laerte e Angeli, tem como objetivo debater o atual modelo de combate às drogas e quem ganha com ele.

Proibir a veiculação dessas imagens nos ônibus - como fez a EMTU - é evitar o debate sobre uma política pública que não está dando certo. Mas a decisão pode ser revertida se mostrarmos que essa censura não vai ser tolerada! Use o formulário ao lado para enviar um e-mail aos responsáveis e mostre que não vamos nos calar.

A aparente alegação de “apologia às drogas” claramente não tem cabimento, já que os cartazes questionam a estratégia pública e em nenhum momento estimulam o consumo. O STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu que defender a mudança da política de drogas não é apologia ao crime, e sim exercício do direito de manifestação. Aceitar que o governo ameace a liberdade de expressão de cidadãos que o criticam é retornar às práticas da ditadura!

Se essa censura permanecer oculta e sem questionamento, esse tipo de decisão autoritária pode se repetir. Mas podemos fazer a EMTU voltar atrás enviando centenas de e-mails de pressão todos os dias!

Envie agora mesmo sua mensagem ao Governador Geraldo Alckmin, para o Diretor-Presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior e para o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, exigindo que retire essa proibição e voltem com a campanha.


Fontes:

Campanha | Da Proibição Nasce o Tráfico

Pesquisa de Jurisprudência no STF

Terra | Campanha com cartuns de Angeli e Laerte é "censurada" em SP

VICE | São Paulo Proíbe Campanha que Discute Legalização

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: