Vitória! Esta campanha foi encerrada há mais de 1 ano

Assina logo, Cardozo!

No ar há mais de 2 anos em Direitos Humanos
Square logo comissao yvyrupa
Cozinheiro da mobilização
Assina logo, Cardozo!

Com muita luta, muita reza e muita pressão, a Comissão Guarani Yvyrupa conseguiu fazer o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, aprovar a demarcação da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, depois de mais de dois anos sem assinar nenhuma demarcação em todo país. É uma grande vitória.

Mas a resistência e a campanha do povo guarani continuam, pois ela sempre foi pelo Jaraguá e pela Terra Indígena Tenondé Porã e por todas outras terras do nosso povo e dos demais povos originários.

Já mostramos que, com muita perseverança, conseguimos o que queremos, agora, pedimos o seu apoio para continuarmos a pressionar o Ministro José Eduardo Cardozo até que ele assine a Portaria Declaratória da Terra Indígena Tenondé Porã, cujos estudos já foram aprovados pela Funai em 2012.

A Terra Indígena Tenondé Porã, que fica no extremo sul de São Paulo, sempre foi ocupada pelo povo guarani e os colonizadores, jurua, sempre tentaram nos tirar de lá, mas seguimos resistindo. São 1500 guarani, vivendo em 6 aldeias diferentes espremidos em um território minúsculo e em condições que desrespeitam nossos direitos e nossa dignidade.

Mande agora seu e-mail pedindo a demarcação das Terras Indígenas Tenondé Porã, Guarani, e repasse para o maior número de pessoas que puder!

É nesse local que ficam os mananciais que fornecem a água para a cidade e, mesmo assim, há muito interesse em destruir o pouco que restou da mata que protege essas nascentes.

Demarcar a Terra Indígena Tenondé Porã é proteger a cultura mais antiga do Brasil e, também, os mananciais que vão garantir o futuro dos índios e dos brancos que moram em São Paulo.

Que não seja por falta de canetas: Desde o iniciou da nossa campanha, já enviamos milhares de canetas para o Ministro da Justiça por cada assinatura que tivemos em nosso abaixo assinado. Nessa nova fase da campanha, Agora é Tenondé! a cada 2.000 emails enviados, faremos uma caravana até Brasília para encontrar o Ministro José Eduardo Cardozo, levar mais canetas e fazer mais pressão, porque tá dando certo!

Tenondé Porã é Guarani!!

Aguyjevete pra quem luta!!

__

#AssinaLogoCardozo

bit.ly/guaraniresiste

Veja mais informações e mapas no nosso site:

Vídeo da campanha:

Site da Comissão Guarani Yvyrupa


Fontes:

El País | Índios Guarani conquistam na Justiça o direito às terras em São Paulo

Globo - SPTV | Cidade de São Paulo ganha uma nova reserva indígena

Email para contato: comissaoguaraniyvyrupa@gmail.com

Agradecemos aos Movimentos que nos apoiam:

Comissão Guarani Yvyrupa - CGY ; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB; Casa Mafalda; Centro Acadêmico XI de Agosto - Faculdade de Direito da USP; Centro de Estudos Ameríndios - CEstA/USP; Centro de Trabalho Indigenista - CTI; Coletivo Político Quem; Comitê Popular da Copa SP; Comissão de Justiça e Paz - CJP-SP; Comissão Pró Índio São Paulo; Conselho Indigenista Missionário - CIMI; Frente de Esculacho Popular - FEP; Grupo Tortura Nunca Mais São Paulo; Índio é Nós; Instituto Práxis; Instituto Socioambiental - ISA; Mães de Maio; Margens Clínicas; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST; Movimento Passe Livre Distrito Federal - MPL- DF; Movimento Passe Livre São Paulo - MPL-SP; Movimento Passe Livre Floripa; Movimento Passe Livre Joinville; Movimento Passe Livre São José dos Campos; Organização Anarquista Socialismo Libertário - OASL/CAB; Serviço Franciscanos de Solidariedade - Sefras; Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia - Sinfrajupe; Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo - SINTUSP.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: