Vitória! Esta campanha foi encerrada há 10 meses

Assina logo, Cardozo!

No ar há quase 2 anos em Direitos Humanos
Square logo comissao yvyrupa
Cozinheiro da mobilização
Assina logo, Cardozo!

Com muita luta, muita reza e muita pressão, a Comissão Guarani Yvyrupa conseguiu fazer o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, aprovar a demarcação da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, depois de mais de dois anos sem assinar nenhuma demarcação em todo país. É uma grande vitória.

Mas a resistência e a campanha do povo guarani continuam, pois ela sempre foi pelo Jaraguá e pela Terra Indígena Tenondé Porã e por todas outras terras do nosso povo e dos demais povos originários.

Já mostramos que, com muita perseverança, conseguimos o que queremos, agora, pedimos o seu apoio para continuarmos a pressionar o Ministro José Eduardo Cardozo até que ele assine a Portaria Declaratória da Terra Indígena Tenondé Porã, cujos estudos já foram aprovados pela Funai em 2012.

A Terra Indígena Tenondé Porã, que fica no extremo sul de São Paulo, sempre foi ocupada pelo povo guarani e os colonizadores, jurua, sempre tentaram nos tirar de lá, mas seguimos resistindo. São 1500 guarani, vivendo em 6 aldeias diferentes espremidos em um território minúsculo e em condições que desrespeitam nossos direitos e nossa dignidade.

Mande agora seu e-mail pedindo a demarcação das Terras Indígenas Tenondé Porã, Guarani, e repasse para o maior número de pessoas que puder!

É nesse local que ficam os mananciais que fornecem a água para a cidade e, mesmo assim, há muito interesse em destruir o pouco que restou da mata que protege essas nascentes.

Demarcar a Terra Indígena Tenondé Porã é proteger a cultura mais antiga do Brasil e, também, os mananciais que vão garantir o futuro dos índios e dos brancos que moram em São Paulo.

Que não seja por falta de canetas: Desde o iniciou da nossa campanha, já enviamos milhares de canetas para o Ministro da Justiça por cada assinatura que tivemos em nosso abaixo assinado. Nessa nova fase da campanha, Agora é Tenondé! a cada 2.000 emails enviados, faremos uma caravana até Brasília para encontrar o Ministro José Eduardo Cardozo, levar mais canetas e fazer mais pressão, porque tá dando certo!

Tenondé Porã é Guarani!!

Aguyjevete pra quem luta!!

__

#AssinaLogoCardozo

bit.ly/guaraniresiste

Veja mais informações e mapas no nosso site:

Vídeo da campanha:

Site da Comissão Guarani Yvyrupa


Fontes:

El País | Índios Guarani conquistam na Justiça o direito às terras em São Paulo

Globo - SPTV | Cidade de São Paulo ganha uma nova reserva indígena

Email para contato: comissaoguaraniyvyrupa@gmail.com

Agradecemos aos Movimentos que nos apoiam:

Comissão Guarani Yvyrupa - CGY ; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB; Casa Mafalda; Centro Acadêmico XI de Agosto - Faculdade de Direito da USP; Centro de Estudos Ameríndios - CEstA/USP; Centro de Trabalho Indigenista - CTI; Coletivo Político Quem; Comitê Popular da Copa SP; Comissão de Justiça e Paz - CJP-SP; Comissão Pró Índio São Paulo; Conselho Indigenista Missionário - CIMI; Frente de Esculacho Popular - FEP; Grupo Tortura Nunca Mais São Paulo; Índio é Nós; Instituto Práxis; Instituto Socioambiental - ISA; Mães de Maio; Margens Clínicas; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST; Movimento Passe Livre Distrito Federal - MPL- DF; Movimento Passe Livre São Paulo - MPL-SP; Movimento Passe Livre Floripa; Movimento Passe Livre Joinville; Movimento Passe Livre São José dos Campos; Organização Anarquista Socialismo Libertário - OASL/CAB; Serviço Franciscanos de Solidariedade - Sefras; Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia - Sinfrajupe; Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo - SINTUSP.

Deixe seu comentário