DESVINCULEM O SAMU DO CBMERJ

No ar há 3 anos em Saúde e Drogas
Square download
Cozinheiro da mobilização
DESVINCULEM O SAMU DO CBMERJ

A cidade do Rio de Janeiro, dentre as 92 cidades do Estado, é a única em que o SAMU é coordenado pelo Estado/CBMERJ e isso tem trazido sérias consequências para o atendimento á população, principalmente por estar sobrecarregando as cada vez menores equipes das ambulâncias, que originalmente atendiam ocorrências em via pública e agora atendem também as ocorrências residenciais, de responsabilidade no SAMU em todas as outras 91 cidades.

Para piorar a crise, as macas das viaturas ficam retidas nas emergências, numa tentativa dos hospitais de retirar as viaturas de circulação e diminuir a quantidade diária de pacientes que ingressam pela emergência, deixando assim o socorro dos quartéis de bombeiro desguarnecido e exposto a possibilidade de não ter uma ambulância para atender ocorrências graves como colisões de veículos e atropelamentos.

Por maior que seja o esforço das equipes de salvamento, a vinculação do atendimento do SAMU ao CBMERJ tem afetado negativamente a imagem da Corpo de Bombeiros, que assumiu uma tarefa da prefeitura e não tem mais condições de garantir qualidade e disponibilidade para os dois serviços (SAMU e emergência médica do CBMERJ).

Ainda tem a não menos importante questão relacionada a saúde dos bombeiros, que o excessivo número de ocorrências estão adoecendo.

Já está comprovado que, por maior que seja o esforço das equipes, a possível melhora nos atendimentos do SAMU veio acompanhado de provado prejuízo no atendimento do Corpo de Bombeiros, então, a sociedade pode ganhar por um lado, mas perde muito por outro.

Por isso e muito mais, solicito a desvinculação do SAMU do CBMERJ, com o retorno da responsabilidade pela manutenção do serviço do SAMU para a prefeitura do rio, assim como é em todas as outras 91 cidades do nosso estado.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: