O Rio de Janeiro diz: Redução Não É Solução

No ar há mais de 2 anos em Crianças e adolescentes
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
O Rio de Janeiro diz: Redução Não É Solução

A PEC 171, que está para ser votada na Câmara dos Deputados Federais, tem o objetivo de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. Isso significa que adolescentes poderão ser presos em presídios com adultos, ao invés de irem para o sistema socioeducativo quando cometem crimes.

Colocar nossos jovens no sistema penitenciário não resolve o problema. Nenhum país que reduziu a maioridade penal reduziu a violência e no Brasil 70% dos ex-detentos voltam a cometer crimes. Além disso, os adolescentes são responsáveis por apenas 1% dos crimes cometidos no país.

As prisões são lugares caros para tornar as pessoas piores. O adolescente está em formação, colocá-lo em em nosso sistema prisional superlotado com condições desumanas não leva a sua ressocialização.

O sistema brasileiro é mais duro com os adolescentes do que muitos países. Aqui os jovens já são julgados e responsabilizados por crimes a partir dos 12 anos, inclusive com privação de liberdade, no sistema socioeducativo.

É preciso o investimento em políticas para juventude, educação, geração de oportunidades, renda e trabalho, garantia de direitos como lazer, cultura e saúde.

A Câmara dos Deputados está realizando sessões a toque de caixa para votar a proposta nas próximas semanas. Pressione os deputados federais do Rio de Janeiro a votarem contra a redução! Clique e envie já sua mensagem!

Deixe seu comentário