O Rio de Janeiro diz: Redução Não É Solução

No ar há mais de 2 anos em Crianças e adolescentes
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
O Rio de Janeiro diz: Redução Não É Solução

A PEC 171, que está para ser votada na Câmara dos Deputados Federais, tem o objetivo de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. Isso significa que adolescentes poderão ser presos em presídios com adultos, ao invés de irem para o sistema socioeducativo quando cometem crimes.

Colocar nossos jovens no sistema penitenciário não resolve o problema. Nenhum país que reduziu a maioridade penal reduziu a violência e no Brasil 70% dos ex-detentos voltam a cometer crimes. Além disso, os adolescentes são responsáveis por apenas 1% dos crimes cometidos no país.

As prisões são lugares caros para tornar as pessoas piores. O adolescente está em formação, colocá-lo em em nosso sistema prisional superlotado com condições desumanas não leva a sua ressocialização.

O sistema brasileiro é mais duro com os adolescentes do que muitos países. Aqui os jovens já são julgados e responsabilizados por crimes a partir dos 12 anos, inclusive com privação de liberdade, no sistema socioeducativo.

É preciso o investimento em políticas para juventude, educação, geração de oportunidades, renda e trabalho, garantia de direitos como lazer, cultura e saúde.

A Câmara dos Deputados está realizando sessões a toque de caixa para votar a proposta nas próximas semanas. Pressione os deputados federais do Rio de Janeiro a votarem contra a redução! Clique e envie já sua mensagem!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: