Queremos a criação do Parque Nacional do Cantareira e assim proteger nossa àgua!

No ar há mais de 5 anos em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
Square 1011256 756526497746301 4741996526254230524 n
Cozinheiro da mobilização

Você sabia que o Sistema Cantareira perdeu mais de 70% de sua mata nativa? A floresta aumenta a vida útil dos reservatórios e ajuda na prevenção de secas, pois reabastece os lençóis freáticos e impede a erosão do solo e o assoreamento de rios.

“A crise no abastecimento de água não se deve apenas ao calor recorde e ao menor índice de chuvas já registrado nos últimos 84 anos. Especialistas defendem que o desmatamento em bacias hidrográficas contribui para diminuir a quantidade e a qualidade das águas, tanto superficiais quanto subterrâneas.

Mas existe uma saída, o governo federal pode criar um grande parque nacional em torno do sistema Cantareira, cobrindo uma área ampla da Mantiqueira, nos estados de S. Paulo e Minas Gerais.

Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, tem todas as condições para criar o parque nacional e áreas de Unidade de Conservação - UCs e ajudar na recuperação e proteção da Cantareira. Se enviarmos milhares de emails, todos os dias, para a Ministra Izabella e sua assessoria, vamos mostrar que queremos o Parque Nacional da Cantareira para já.

Um estudo elaborado pelo INPE em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica traçou um quadro comparativo da cobertura florestal nas bacias hidrográficas dos três mananciais mais importantes do país: Cantareira, Paraíba do Sul e Guandu. Em 80% da área do Cantareira, em SP e MG, não há cobertura vegetal. Restam apenas 488 km² (21,5%) de vegetação nativa na bacia hidrográfica.

Um bom exemplo neste sentido foi o investimento de US$ 2,5 bilhões feito por Nova York na criação de UCs em Catskill, Delaware (região de produção de água) e de um fundo de US$ 40 milhões para PSA (pagamento por serviços ambientais) oferecido a proprietários rurais para reflorestar e conservar nascentes, entre outras ações.

Por isso, esperamos uma atitude enérgica, imediata e substancial da Ministra do Meio Ambiente. Mande seu email agora para a Ministra e declare que você também quer o Parque Nacional da Cantareira.

Fontes:

Site | Natalini propõe criar parque nacional na Mantiqueira para mais água no Cantareira

Folha de SP| Desmatamento há 30 anos ainda prejudica sistema Cantareira, diz ONG

Globo | SPTV | Desmatamento provoca problemas às represas do Sistema Cantareira

Exame.com | Desmatamento agrava crise da água em SP

DW | Desmatamento agravou crise da água em SP

03/06/15 - Desmatamento afeta abastecimento de água, alertam ambientalistas

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: