Square square ebp12gw
Esta mobilização foi selecionada por Minha Sampa. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Secretário, autorize o uso das ciclovias pelas carroças! #RECICLOVIA

No ar há mais de 4 anos em Direitos Humanos
Square avatar2
Cozinheiro da mobilização
Secretário, autorize o uso das ciclovias pelas carroças! #RECICLOVIA

Se São Paulo ainda não se afogou em seus próprios resíduos urbanos, é porque há um trabalho quase invisível de cerca de 16 mil pessoas que sobrevivem honestamente da coleta de materiais recicláveis com suas carroças, em condições precárias. São 18 mil toneladas diárias de resíduos, mas somente 1,2% é encaminhado oficialmente para a reciclagem.

Todos os dias, milhares de catadores de materiais recicláveis contribuem com a limpeza das cidades e do planeta, utilizando suas pesadas carroças como instrumentos de trabalho na cadeia da reciclagem de resíduos. Mesmo onipresentes nas ruas da cidade, não foi incluída explicitamente a permissão para a circulação de carroças nas ciclovias no decreto 55.790/14, que é responsável por autorizar o uso dessas vias por modais como bicicletas, skates e cadeiras de rodas.

As leis devem ser claras para que qualquer cidadão entenda seus direitos, ainda mais se tratando de um grupo marginalizado e, portanto, mais vulnerável. Se o decreto não for explícito sobre sua liberdade de usar as ciclovias, eles certamente continuarão a depender da interpretação de cada agente, usuário e cidadão para poder utilizá-las sem que sejam recriminados ou censurados. Há muito a ser feito para dar condições mais humanas ao trabalho dos catadores, a começar pela reconhecimento do poder público dos direitos de ir e vir e na inclusão efetiva dentro das políticas de Mobilidade Urbana, que prevêem prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados, e mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas na cidade.

Não podemos virar as costas aos catadores. Por isso, vamos enviar centenas de mensagens todos os dias para o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, e para o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, mostrando que os cidadãos de São Paulo querem esse direito declarado na lei!

Os principais usuários das ciclovias, os ciclistas, já se manifestaram a favor do compartilhamento das ciclovias. Como constantes alvos de violência dos carros, eles entendem bem o perigo que é ficar exposto no trânsito e a importância de compartilhar a via com os 16 mil catadores que existem na cidade.

A Equipe do Pimp My Carroça iniciou esse movimento com a ação artivista #RECICLOVIA, sinalizando as ciclovias com ícones dos catadores de materiais recicláveis. Veja fotos da ação em www.oninstagram.com/reciclovia

Envie agora seu e-mail pedindo a inclusão dos catadores!

Fontes:

Folha | Ciclovia Vira Corredor Para Carroceiro

Agora | Haddad libera patins e até cadeiras de rodas em ciclovias

Pimp My Carroça | Manifesto de SP

Prefeitura | Usuários de triciclos, patins, skates e cadeiras de rodas podem utilizar ciclovias

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: