Prefeito, o complexo do Alemão quer o IFRJ. Faça sua parte!

No ar há quase 3 anos em Educação
Square raizes em movimento
Cozinheiro da mobilização
Prefeito, o complexo do Alemão quer o IFRJ. Faça sua parte!

Desde 2011, os moradores do complexo do Alemão esperam com entusiasmo a instalação de um Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ, antigo CEFET) na comunidade. A promessa, que começou a se tornar realidade a partir da assinatura do contrato de financiamento entre o Ministério da Educação (MEC) firmou com o Instituto, significava tratar a favela e seus moradores com ampliação de direitos, saindo da lógica de criminalização dos pobres.

No entanto, já estamos em 2015 e até agora, nada. Apesar da Prefeitura ter dito inicialmente que apoiava a iniciativa, na prática, ela tem sido o principal obstáculo para a chegada do IFRJ no Alemão. Isso acontece pois o contrato do IFRJ com o MEC prevê apenas a construção do espaço, mas o local para essa construção seria originalmente cedido pelo município.

Infelizmente, a Prefeitura preferiu dar o terreno que seria originalmente cedido ao IFRJ para a Cordenadoria da Polícia de Pacificação, em mais um exemplo da lógica municipal no tratamento aos moradores: primeiro, a repressão, depois, quem sabe, a educação.

Para piorar, os moradores do Alemão agora correm contra o tempo, pois o contrato que garante a verba para a construção do campus expirou oficialmente em dezembro. Isso significa que o MEC pode pegar o dinheiro de volta a qualquer momento e, se as obras não começarem logo, a comunidade perde a oportunidade de ter uma unidade de ensino superior!

O reitor do IFRJ já se comprometeu a iniciar as obras imediatamente. Agora, só falta o prefeito Eduardo Paes ceder o terreno prometido para a instalação do Instituto. Não é possível que, depois de 3 anos, ele ainda não tenha um local para consolidar essa importante política de educação e qualificação profissional dos moradores do Alemão!

Pressione agora, preenchendo o formulário ao lado, e ajude o Alemão a avançar em direitos e cidadania!

Fontes da Mobilização:

  • Abaixo-assinado do Complexo do Alemão: https://drive.google.com/file/d/0BzUIovYgDwXVVUc1aXdDWEFPNlU/view?usp=sharing

  • Último diálogo entre Complexo do Alemão e IFRJ: https://docs.google.com/document/d/1cYeK1bVY7k8ehaeBXf39yfwGjSt2ZnFngEtO2y6s1cM/edit?usp=sharing

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: