Prefeito, o complexo do Alemão quer o IFRJ. Faça sua parte!

No ar há quase 2 anos em Educação
Square raizes em movimento
Cozinheiro da mobilização
Prefeito, o complexo do Alemão quer o IFRJ. Faça sua parte!

Desde 2011, os moradores do complexo do Alemão esperam com entusiasmo a instalação de um Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ, antigo CEFET) na comunidade. A promessa, que começou a se tornar realidade a partir da assinatura do contrato de financiamento entre o Ministério da Educação (MEC) firmou com o Instituto, significava tratar a favela e seus moradores com ampliação de direitos, saindo da lógica de criminalização dos pobres.

No entanto, já estamos em 2015 e até agora, nada. Apesar da Prefeitura ter dito inicialmente que apoiava a iniciativa, na prática, ela tem sido o principal obstáculo para a chegada do IFRJ no Alemão. Isso acontece pois o contrato do IFRJ com o MEC prevê apenas a construção do espaço, mas o local para essa construção seria originalmente cedido pelo município.

Infelizmente, a Prefeitura preferiu dar o terreno que seria originalmente cedido ao IFRJ para a Cordenadoria da Polícia de Pacificação, em mais um exemplo da lógica municipal no tratamento aos moradores: primeiro, a repressão, depois, quem sabe, a educação.

Para piorar, os moradores do Alemão agora correm contra o tempo, pois o contrato que garante a verba para a construção do campus expirou oficialmente em dezembro. Isso significa que o MEC pode pegar o dinheiro de volta a qualquer momento e, se as obras não começarem logo, a comunidade perde a oportunidade de ter uma unidade de ensino superior!

O reitor do IFRJ já se comprometeu a iniciar as obras imediatamente. Agora, só falta o prefeito Eduardo Paes ceder o terreno prometido para a instalação do Instituto. Não é possível que, depois de 3 anos, ele ainda não tenha um local para consolidar essa importante política de educação e qualificação profissional dos moradores do Alemão!

Pressione agora, preenchendo o formulário ao lado, e ajude o Alemão a avançar em direitos e cidadania!

Fontes da Mobilização:

  • Abaixo-assinado do Complexo do Alemão: https://drive.google.com/file/d/0BzUIovYgDwXVVUc1aXdDWEFPNlU/view?usp=sharing

  • Último diálogo entre Complexo do Alemão e IFRJ: https://docs.google.com/document/d/1cYeK1bVY7k8ehaeBXf39yfwGjSt2ZnFngEtO2y6s1cM/edit?usp=sharing

Deixe seu comentário