Suspensão da construção de escolas de ensino fundamental ao lado do Hospital Rafael de Paula Souza, com pacientes com tuberculose, e da destruição de parte do complexo obra exemplar do arquiteto Sergio Bernardes.

No ar há quase 6 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
Square 1117935 1835770660 357950092 q
Cozinheiro da mobilização
Suspensão da construção de escolas  de ensino fundamental ao lado do Hospital Rafael de Paula Souza, com pacientes com tuberculose, e da destruição de parte do complexo obra exemplar do arquiteto Sergio Bernardes.

Ao realizarmos visita técnica durante observamos que o Hospital Rafael de Paula Souza, antigo Sanatório de Curicica, que se encontra em processo de tombamento nível municipal, está em perigo e poderá perder suas características de habitabilidade, propostas no projeto, e ter destruídas partes importantes do complexo hospitalar, de projeto representativo das primeiras obras do arquiteto carioca Sergio Bernardes, quando este dirigiu o Setor de Arquitetura do Serviço Nacional de Tuberculose da Campanha Nacional Contra a Tuberculose.

Os pátios entre os pavilhões e a vegetação atualmente de grande porte do terreno conferem um microclima ao lugar e promovem a ventilação cruzada. Por outro lado, o conjunto, que apresenta uma arquitetura com características de experimentação e de vanguarda para a época, deverá perder algumas das suas partes e terá um muro de cerca de 5 m de altura em uma de suas laterais que faz limite com a área arborizada, o que impedirá a ventilação.

A justificativa para esse descalabro é a implantação no terreno, em que se terá destruído partes do complexo e as arvores de grande porte, de escolas de ensino fundamental. Entretanto, consideramos esta mais uma escolha inadequada, pois no hospital encontram-se pacientes de risco, usuário de crack e com tuberculose, doença que no primeiro mês de internamento é extremamente contagiosa. Assim, o local, além do que foi elencado acima, não é compatível para essa implantação e uso do espaço por crianças menores e escolas.

Pedimos a imediata suspensão das obras e a recuperação dos danos a esse patrimônio representativo para a História da Arquitetura, para a História das Ciências e para a cidade do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: