Desativação do Elevado e impactos a mobilidade urbana

No ar há mais de 4 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Desativação do Elevado e impactos a mobilidade urbana

Tramitando na Câmara dos vereadores de São Paulo, temos o projeto de Lei que determina a desativação do Elevado Costa e Silva, mais conhecido como "Minhocão". É compreensível a contribuição dessa obra para a deterioração do entorno, mas passados mais de 40 anos de sua construção, ele se tornou um mal necessário. Para que sua desativação ocorra sem transtornos ao restante da cidade (Esta via liga duas importantes regiões da cidade e também é conhecida como "Ligação Leste-Oeste) é necessária a construção de outra via para desafogar o transito que será causado com a desativação do elevado. As regiões mais prejudicadas serão a leste, mais populosa e com pouca infra-estrutura e a oeste, onde ficam boa parte dos empreendimentos imobiliários de grande porte. Uma alternativa, seria a construção de um elevado por cima da calha do Rio Tietê (Temos como exemplo o elevado da Avenida do Estado, próximo a juntas provisórias, mas sabemos que o custo para uma obra dessas proporções é alto. Como disse no começo do post, o elevado se tornou um mal necessário e para que seja desativado precisamos de alternativas. O transito caótico de nossa cidade é o resultado da falta de investimento em transporte publico e infra-estrutura urbana. Também temos o problema da corrupção, conforme veiculado pela mídia, onde fiscais receberam propina para aprovar projetos de empreiteiras sem que estas fizessem obras para amenizar o impacto de seus empreendimentos. Agora temos um prefeito que com uma lata de tinta e pincel, quer resolver o problema da cidade. Não há planejamento em suas ações. Um exemplo claro é a criação de ciclofaixas em áreas onde o alto índice de criminalidade inibe o uso, Cracolândia e baixada do Glicério. Ciclofaixa no Viaduto do Chá, quando temos o Viaduto Santa Ifigênia. Faixas de ônibus do lado direito onde os ônibus tem de fazer conversão para esquerda e carros a direita. Não precisamos de projetos que causem transtorno e sim de projetos que melhorem a qualidade de vida da população em geral. Não sou contra a desativação do elevado, mas como morador da Zona Leste da Capital paulista, sei de sua importância para a cidade como um todo. Criar uma outra via resolverá os dois problemas.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: