Pela Reativação da Estrada de Ferro Mauá

No ar há quase 6 anos em Transportes e Trânsito
Square eu8
Cozinheiro da mobilização

A Estrada de Ferro Mauá, inaugurada em 30 de abril de 1854 por Dom Pedro II, iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, futuro Barão de Mauá, é a primeira estrada de ferro em terras brasileiras. Seus 14 quilômetros de trilhos interligavam o porto de Mauá (em Guia de Pacobaíba) a Raiz da Serra (em Inhomirim). A reativação de um meio de transporte que poderia levar os passageiros da capital fluminense à Petrópolis, passando pelo município de Magé, em uma hora e meia, com baixo nível de acidentes, mais conforto, ecologicamente correto e com vista para a Mata Atlântica. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 07 de maio de 1954, a Estrada de Ferro Mauá encontra-se completamente abandona, sem uso operacional desde 1962, tendo parte dos trilhos e dormentes roubados, áreas invadidas e estações e pontes destruídas.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: