Pela mudança do nome oficial da Ponte Rio-Niterói

No ar há quase 6 anos em Cultura
Square 39269 294137267359179 1600066828 n
Cozinheiro da mobilização
Pela mudança do nome oficial da Ponte Rio-Niterói

Desde sua inauguração, o nome da ponte é uma homenagem ao ditador Artur da Costa e Silva, que presidiu o país no período mais linha-dura da ditadura militar, quando lançaram o AI-5 e fecharam o congresso, entre outras medidas.

No último dia 12/11, a Comissão de Cultura da Câmara deu parecer favorável ao Projeto de Lei que propõe a mudança do nome da Ponte para Ponte Herbert de Souza - Betinho. Essa proposta, segue recomendação do Plano Nacional de Direitos Humanos, que pede a troca do nome de logradouros públicos com nomes ligados ao regime militar. Agora, o projeto vai para a Comissão de Constituição e Justiça, e é lá que enfrentará um dos últimos embates antes de ir para votação.

É simplesmente inaceitável que uma das vias mais importantes do estado, que liga Niterói e Rio de Janeiro, carregue o nome de um dos mais cruéis ditadores brasileiros. No entanto, os setores autoritários não abrem mão de ver o nome dos seus “heróis” estampados em nossas vias públicas, e estão organizados para derrubar a proposta. Isso aconteceu na própria Comissão de Cultura, na qual o deputado Onofre Santo Agostini se opôs ao projeto, sob alegação de que Costa e Silva deu demonstrações de "luta pela democracia e justiça".

Felizmente, o voto do relator foi derrotado pelo dos outros membros da comissão, mas quanto mais perto o projeto fica da aprovação, mais fortes são as pressões do setores autoritários. Por isso, é muito importante que a sociedade mostre seu apoio a mudança de nome da ponte agora, neutralizando os ataques conservadores.

Vamos enviar milhares de emails para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Vicente Cândido, mostrando que os cidadãos do estado do Rio não querem mais que a Ponte tenha o nome de um ditador. Se ele sentir a pressão da sociedade civil, neste momento, ele entenderá que retrocessos na luta pela memória e verdade não serão tolerados. Pressione!

O que está em jogo não é apenas o nome de uma ponte. O que está em jogo é se vamos valorizar a democracia ou se continuaremos louvando antigos violões da nossa história.

Fonte: Comissão da Câmara aprova mudança de nome da ponte

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: