Square square ebp12gw
Esta mobilização foi selecionada por Minha Sampa. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Queremos uma faixa de pedestres na frente da Escola Santi!

No ar há mais de 5 anos em Transportes e Trânsito
Square 10153675 1438516303056595 2331022054264635792 n  1
Cozinheiro da mobilização
Queremos uma faixa de pedestres na frente da Escola Santi!

Somos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Santi, e participamos de um projeto chamado Transform+ação. Nele, temos o objetivo de mudar, para melhor, o bairro do Paraíso, onde fica a escola e a maioria de nossas casas. Nesse semestre, pretendemos solicitar uma faixa de pedestres em frente à escola e criamos essa campanha para nossa solicitação ganhar mais força, indo além dos muros da escola e realmente beneficiando todo o bairro.

Conversamos com pessoas da Santi e moradores do bairro e constatamos que há muita dificuldade de atravessar a Rua Abílio Soares pelo constante tráfego de veículos durante o dia e pelo fato de todos os carros terem a possibilidade de seguir pela via, impossibilitando o tráfego seguro dos pedestres. Esse projeto facilitaria a travessia de alunos e pedestres para o outro lado da rua, seja ela para ir ao outro prédio da escola, ao Supermercado Pão de Açúcar ou para locais próximos. Também criamos um relatório com outras sugestões para melhoria da mobilidade urbana na região.

Em 25/01/2010 e em 16/12/2011, a Escola Santi solicitou a implementação de uma faixa de pedestres e de um farol de pedestres e teve ambos os pedidos negados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Pesquisamos o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal (http://goo.gl/vlH0RN), do DENATRAN, e verificamos que as faixas de pedestres têm várias funções, como:

  • “(...) ser utilizada em locais, semaforizados ou não, onde o volume de pedestres é significativo nas proximidades de escolas ou pólos geradores de viagens, em meio de quadra ou onde estudos de engenharia indicarem sua necessidade”. (p. 47)

  • “caso a faixa de pedestres seja utilizada por um grupo bem caracterizado, como escolares, deficientes físicos etc., é recomendável a colocação de legenda ou sinais de advertência específicos precedendo-a”. (p .48)

Confira o que já realizamos em 2014

Estudantes fizeram crowdfunding para levantar verbas e imprimir folders e posters com os pontos positivos do bairro.

O resultado final do projeto do primeiro semestre foi a distribuição de 2200 folders e de 200 posters com um mapa mostrando os pontos positivos do Paraíso

Intervenção urbana: estudantes criaram carro e usaram cavaletes para desestimular a parada em fila dupla.

Muito obrigado pelo apoio!

Transformadores do Transform+ação 2014

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: