Square square ebp12gw
Esta mobilização foi selecionada por Minha Sampa. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Queremos o Parque dos Búfalos! Sem prédios!

No ar há quase 2 anos em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
Square camara eu
Cozinheiro da mobilização
Queremos o Parque dos Búfalos! Sem prédios!

Em dezembro de 2013, o prefeito Fernando Haddad revogou o decreto de utilidade pública de uma área verde de quase 1 milhão de metros quadrados nas margens da Represa Billings, o que equivale a uma área verde de 104 campos de futebol. O decreto era um dos requisitos para a criação do Parque dos Búfalos, uma demanda dos 90 mil habitantes do Jardim Apurá, na Zona Sul, área pobre de São Paulo onde há carência de espaços verdes.

Sem o decreto, abriu-se caminho para que a Prefeitura, junto com os governos estadual e federal, construa 193 prédios com 3.800 apartamentos pelo programa Minha Casa Minha Vida. A demanda por moradias populares é legítima, mas a escolha do Parque dos Búfalos para esse projeto vai trazer graves problemas para toda a cidade:

-> Mais de 500 mil pessoas perderão importante espaço de qualidade de vida numa região carente de espaços de lazer e cultura - o parque mais próximo seria o Ibirapuera, a 20 Km de distância (duas horas de ônibus);

-> Destrói uma das pouquíssimas áreas que restam de Mata Atlântica em São Paulo;

-> Prejudica uma represa que abastece a cidade em meio a maior crise d'água de todos os tempos. Serão mais de 190 prédios perfurando o lençol freático com suas obras de fundação. As chances das 8 nascentes serem destruídas e poluídas é gigante.

-> A chegada de quase 20 mil pessoas na região agravará ainda mais os já existentes problemas de infraestrutura e escassez de serviços públicos, quando há diversas áreas mais adequadas para receber esse impacto.

Defendemos a construção de moradias populares que realmente atendam aos interesses da população e não à escolha de uma construtora contratada. O movimento "Parque dos Búfalos já" sugeriu à Prefeitura que as habitações sejam construídas em 6 terrenos próximos de corredores de ônibus, escolas, do Hospital da Pedreira e do Shopping Interlagos. Muitos deles tem dívidas de IPTU maiores que seus valores venais e poderiam ser desapropriados. Além disso, possuem capacidade para construir mais que o dobro de unidades de habitação, ou seja, mais de 7 mil apartamentos.

É possível construir casas populares e preservar a área verde da represa Billings. Basta o prefeito Haddad querer.

Por isso, vamos entupir sua caixa de e-mails para dizer que exigimos a criação imediata do Parque dos Búfalos, sem prédios! Envie sua pressão no box ao lado!

#parquedosbúfalosjá

Fontes:

[Folha TV | Haddad na mira dos manifestantes](

El País | Os soldados do Parque dos Búfalos

SPTV Globo | Projeto prevê construção de conjunto habitacional próximo a Represa Billings

Folha de SP | “Sob protesto contra obra na Billings, Alckmin abre estação na Fradique

Estadão | Sob protesto, Alckmin inaugura estação Fradique do metrô

R7 | Sob protesto, Alckmin inaugura estação Fradique Coutinho

Site da Câmara Municipal | Programa de habitação na ZS pode destruir área preservada, diz morador

Radar Municipal | Decreto nº 53.008, de 6 de março de 2012

Site da Câmara Municipal | Audiência pública será marcada

Deixe seu comentário