Square 4aw5fjo
Esta mobilização foi selecionada por Meu Rio. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Prefeito, não derrube a licença paternidade de Niterói!

No ar há 3 anos em Crianças e adolescentes
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Prefeito, não derrube a licença paternidade de Niterói!

No último dia 9, a Câmara Municipal de Niterói aprovou uma emenda à Lei Orgânica aumentando de 5 para 30 dias a licença paternidade dos servidores públicos da cidade, mas o prefeito Rodrigo Neves não aprova essa medida.

Ele já pediu que a Procuradoria do Município entre com uma ação na Justiça contra o aumento da licença, pois considera que a licença de 30 dias "não é necessária, nem fundamental." Além disso, o prefeito argumenta que essa decisão é de competência do Executivo, e não do Legislativo, mas não explica porque não vetou a lei quando teve oportunidade.

Em outros países, a licença-paternidade é bem maior. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela pode chegar a 3 meses; na Alemanha, varia de 1 a 3 anos. Niterói deu o exemplo e se tornou a primeira cidade brasileira a dar um mês de licença paternidade para seus servidores. Esse é um caminho fundamental na promoção de políticas públicas de igualdade de gênero, e deveria ser um caminho sem volta.

Por isso, não podemos admitir que o prefeito Rodrigo Neves tire de nós um direito conquistado. Se milhares de emails foram enviados, ele vai entender que, se tentar derrubar o aumento da licença-paternidade, vai comprar briga com muita gente. Pressione agora!

Fontes:

Prefeitura de Niterói tentará derrubar licença-paternidade:

Ampliação de licença-paternidade gera debate:

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: