Vitória! Esta campanha foi encerrada há quase 2 anos

Não queremos uma polícia controlada pelos deputados estaduais

No ar há mais de 3 anos em Transparência e Participação
Square eu
Cozinheiro da mobilização
Não queremos uma polícia controlada pelos deputados estaduais

Nos próximos dias, a Alerj vai votar a criação da Polícia privativa dos deputados estaduais. Isso mesmo, os deputados querem uma Polícia só para eles. Parece piada, mas não é.

Segundo o projeto, que circula na casa há cinco anos e agora será votado, a Polícia Legislativa terá porte de arma de fogo e poderá abordar cidadãos que frequentam a Alerj para acompanhar as sessões e se manifestar contra ou a favor de projetos votados pelos deputados. Além disso, o Departamento de Polícia Legislativa terá poderes para instaurar inquéritos criminais contra qualquer pessoa. Isso tudo sob controle dos deputados da Mesa Diretora.

O direito à segurança pública é um direito de todos e não apenas dos deputados. O projeto não é ilegal, mas não é isso que está em questão. A proposta de uma polícia privativa para o parlamento soa como um deboche na cara da sociedade, que pede melhorias nas instituições responsáveis pela investigação e elucidação de crimes.

Por isso, precisamos pressionar os deputados estaduais para que não aprovem mais esse privilégio do Poder Legislativo. Precisamos lembrá-los que a Alerj é a casa do povo e não a casa dos deputados. Se houver a necessidade de alguma ação policial no parlamento fluminense, não pode ser controlada pelos próprios parlamentares. Não aceitaremos a criminalização da cidadania!

Fontes:

Alerj pode ter polícia legislativa

Projeto propõe criação de Polícia Legislativa armada

Projeto de Resolução

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: