Vitória! Esta campanha foi encerrada há quase 5 anos

Queremos que a Supervia libere as bikes nos mesmos horários do Metrô!

No ar há quase 6 anos em Transportes e Trânsito
Square logo marco pinho
Cozinheiro da mobilização
Queremos que a Supervia libere as bikes nos mesmos horários do Metrô!

O Rio de Janeiro possui a maior malha de ciclovias do Brasil, com mais de 360km espalhados pela cidade. São mais de 1,5 milhão de viagens por dia, segundo dados da Prefeitura. A bicicleta é muito usada como meio de transporte e não simplesmente como um objeto de lazer. Entretanto, a integração da bike com o sistema de transportes deixa muito a desejar. Em setembro, graças à pressão da Rede, conseguimos a liberação das bikes no metrô em dias úteis após às 21h. Agora, chegou vez da SuperVia seguir o exemplo do Metrô.

Hoje, os horários de liberação da SuperVia estão defasados em relação ao metrô, já que só é permitida a entrada de bicicletas aos sábados, após às 14h, e em domingos e feriados no dia inteiro. Queremos que a liberação aconteça exatamente como é feita no Metrô: sábados, domingos e feriados o dia inteiro e, em dias úteis, após às 21h

Vamos pressionar o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, para que ele siga o exemplo do Metrô! Nesses horários há um menor fluxo de passageiros nas linhas e, portanto, a bicicleta não atrapalharia a locomoção de outros usuários. Essa medida certamente contribuirá para uma verdadeira integração das bikes com os outros modais de transporte da nossa cidade!

Já conquistamos o Metrô, vamos conquistar a SuperVia também!

Fontes:

http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?article-id=756384

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/ciclovias-representam-apenas-1-da-malha-viaria-das-capitais-no-pais.html

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: