Pelo respeito à Vida na lei do Minhocão!

No ar há quase 5 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
Square valeria nova   c pia
Cozinheiro da mobilização
Square image
Cozinheira da mobilização
Square paneladepressao
Cozinheira da mobilização

Já está no noticiário: a desativação do minhocão, antes mesmo de virar lei, está aumentando o aluguel na região e está obrigando moradores a mudar para bairros distantes!

São milhares e milhares de pessoas que têm suas vidas na região há anos e isso deve ser respeitado, afinal, é possível dar condições dessas pessoas continuarem morando lá mesmo havendo valorização imobiliária com a desativação do o Minhocão.

O Plano Diretor já tem áreas nessa região para construção de Habitações de Interesse Social (HIS). Essas habitações precisam ser construídas antes que a valorização imobiliária expulse totalmente os moradores que lá estão, ou seja, precisam ser construídas antes da desativação.

E os Vereados podem colocar isso na lei seguindo prioridades que respeitam a vida dos atuais moradores e da cidade.

Preencha o formulário ao lado e todos os vereadores receberão um email seu pedindo respeito à vida dos moradores e da região, nos seguintes termos:


Vereadores, respeitem a vida das pessoas ao fazer a lei do Minhocão

Já está no noticiário: a desativação do minhocão, antes mesmo de virar lei, está aumentando o aluguel na região e está obrigando moradores a mudar para bairros distantes!

São pessoas que têm suas vidas na região há anos e isso deve ser respeitado, pois é possível respeitar a vida dessas pessoas e desativar o Minhocão.

Por isso, a mesma lei que vai definir a desativação também deve definir que:Por isso, a mesma lei que vai definir a desativação também deve definir que:

A desativação do minhocão só terá início DEPOIS de garantida a permanência dos moradores de baixa-renda na região. Essa garantia acontecerá: a) Determinando que o início da construção de novos prédios, tanto comerciais como residenciais, só poderá ser autorizado DEPOIS que estiverem construídas, e habitados pelos moradores que vivem na região, as Habitações de Interesse Social nos quarteirões já previstos no Plano Diretor para isso. b) Concedendo benefícios fiscais aos proprietários que mantiverem o aluguel dos imóveis já existentes na região acessível à população de baixa renda; c) Privilegiando o uso dos prédios que ladeiam o curso do minhocão para uso exclusivamente residencial, exceto o térreo;

A decisão do que fazer com a estrutura do minhocão só pode acontecer DEPOIS de garantida a permanência dos moradores de baixa-renda na região e deve necessariamente priorizar as pessoas, DEPOIS os espaços e DEPOIS os prédios. Nesse sentido, a lei que definirá o futuro do minhocão deve considerar que: a) As pessoas vivem cotidianamente no térreo da cidade. Portanto, é fundamental ampla incidência de sol, permeabilidade do solo e circulação do ar, no nível da rua; b) Os espaços públicos devem priorizar a convivência cotidiana das pessoas com circulação pedestre sem restrição de horários e com áreas verdes permeáveis e de lazer. Depois disso, ater-se inicialmente ao transporte coletivo, ao não-motorizado, e, por último, à circulação de carros; c) Os prédios devem priorizar moradia para pessoas, especialmente as de baixa-renda.

Cabe aos Senhores Vereadores redigir a lei do Minhocão respeitando a vida. Cabe ao Prefeito sancioná-la e executá-la por meio de suas Secretarias. E cabe ao Ministério Público garantir que Prefeito e Secretários cumpram a lei que deve garantir a moradia e a dignidade das pessoas que já vivem na região.


Preencha o formulário no topo da página e todos os vereadores receberão email seu com o texto acima.

tamojunto #PeloRespeitoàVida

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: