Vitória! Esta campanha foi encerrada há 5 anos

Transporte da bicicleta no Metrô Rio após às 20h30 nos dias úteis!

No ar há 5 anos em Transportes e Trânsito
Square logo marco pinho
Cozinheiro da mobilização
Transporte da bicicleta no Metrô Rio após às 20h30 nos dias úteis!

O Rio de Janeiro possui a maior malha de ciclovias do Brasil, com mais de 360km espalhados pela cidade. São mais de 1,5 milhão de viagens por dia, segundo dados da Prefeitura. A bicicleta é muito usada como meio de transporte e não simplesmente como um objeto de lazer. Entretanto, a integração da bike com o sistema de transportes deixa muito a desejar. O Metrô Rio só permite que você entre com sua bicicleta nos trens nos fins de semana e feriados. Essa regra acaba fazendo com que muita gente deixe de ir de bike para o trabalho, com medo de voltar para casa a noite pedalando.

Vamos pressionar o presidente do Metrô Rio, Flávio Almada, para que ele libere o transporte das bikes nos dias úteis a partir de 20h30! Nesse horário há um menor fluxo de passageiros nas linhas e, portanto, a bicicleta não atrapalharia a locomoção de outros usuários. Essa medida certamente contribuirá para um maior uso da bike em nossa cidade!

Em outras cidades, essa ideia já é realidade. Aqui do lado mesmo, em São Paulo, que transporta muito mais gente no Metrô que a gente, as bikes já podem ser circular durante a semana a partir das 20h30.

Fontes:

Bicicletas no metrô de Londres (em inglês)

Bicicletas no metrô de São Paulo

Rio é a cidade com a maior malha cicloviária

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: