Vitória! Esta campanha foi encerrada há 3 anos

Obras de controle de enchente: queremos saber o que acontece por baixo das praças tijucanas!

No ar há quase 4 anos em Obras Públicas e Infraestrutura
Square ico n ss
Cozinheiro da mobilização
Obras de controle de enchente: queremos saber o que acontece por baixo das praças tijucanas!

As enchentes são um problema recorrente na Grande Tijuca e, quando elas nos atingem, o impacto é enorme. Elas afetam tanto os moradores da região que são diretamente ameaçados pela subida do nível das águas, quanto as milhares de pessoas que se deslocam pela área e se encontram ilhadas.

Para solucionar este problema, a prefeitura iniciou em janeiro de 2012 uma série de obras de macrodrenagem da Bacia do Canal do Mangue que deveriam ter sido entregues em fevereiro de 2014. Este projeto que poderia resolver o problema das enchentes inclui a construção de cinco piscinões, três deles embaixo das praças da Bandeira, Niterói e Vanhargen. Hoje, somente um piscinão foi concluído e duas praças seguem em obras, privando os tijucanos de espaços de encontro e lazer e sob a constante ameaça de novas enchentes.

O novo prazo entregue pela prefeitura diz apenas que todas as obras estarão concluídas em 2016, mas não podemos mais acreditar em palavras vazias. Se eles não cumpriram o prazo de 2014, o que nos diz que cumpriram agora? Precisamos de um cronograma completo com atualizações periódicas para acompanhar as obras!

As obras para contenção de enchentes são fundamentais para a vida dos tijucanos, e não podemos mais aceitar que a desorganização e o descaso da Prefeitura continuem nos prejudicando. Vamos pressionar agora Pierra Batista, Secretário Municipal de Saneamento e Recursos Hídricos, e Alexandre Pinto, Secretário Municipal de Obras, exigindo a divulgação do cronograma completo da obra. Somente assim, poderemos cobrar a conclusão rápida do projeto e a devolução das nossas praças!

Fontes:

Em 2012, Paes prometeu a conclusão da obra para começo de 2014

No final de 2013, a Prefeitura entregou o primeiro reservatório embaixo da Praça da Bandeira, mas até hoje a praça continua sendo um canteiro de obras

A reabertura das praças Niterói e Vanhargen estava inicialmente prevista para o primeiro semestre de 2014

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: