Square square ebp12gw
Esta mobilização foi selecionada por Minha Sampa. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Diminui o vão, CPTM!

No ar há 6 anos em Transportes e Trânsito
7xqaysb
Cozinheira da mobilização
Diminui o vão, CPTM!

A cena que vou descrever aconteceu na semana passada, dia 31 de julho, por volta das 17h30. Minha irmã estava na estação Luz da CPTM e, com o empurra-empurra, ela caiu. Uma de suas pernas ficou presa no vão entre o trem e a plataforma e ela acabou sendo atropelada pelos outros passageiros! Não foi socorrida por ninguém, nem mesmo um funcionário da CPTM e, ao chegar no hospital, descobriu que três ossos do peito do pé foram fraturados. Vai ficar oito semanas afastada do trabalho e, talvez, tenha de passar por uma cirurgia, graças a um combo que mistura uma cena de barbárie dos passageiros a uma falha estrutural da CPTM...

O caso dela não foi o único e já houve até mortes! A CPTM alega que a via é compartilhada com trens cargueiros, mais largos e por isso a necessidade do vão, mas é um argumento controverso. Além disso, a integridade física de milhares de cidadãos deve ter prioridade na estrutura da empresa. A situação pede medidas emergenciais e efetivas, como campanhas educativas e, por exemplo, aqueles dispositivos instalados na plataforma, que diminuem o vão até o trem, que já vemos no metrô há alguns anos.

É uma falha que pode e deve ser resolvida! Está na hora de pressionarmos a CPTM para que seus diretores busquem soluções para esse problema. Entre nessa campanha enviando seu e-mail e faça essa mensagem ganhar força com a gente!

Fontes:

Estadão | Vão entre o trem e a plataforma chega a 21 cm

Estadão | Estudante cai nos trilhos da CPTM e morre

Folha de SP | Passageira da CPTM se fere após entalar a perna em plataforma

Estadão | Todo dia lotação e pressa deixam 3 feridos nos trens

Mobilidade SP | Mobilidade SP avalia acessibilidade nos trens da CPTM

Terra | Jovem cai em vão de plataforma da CPTM em São Paulo

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: