Square square ebp12gw
Esta mobilização foi selecionada por Minha Sampa. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Secretário, os ônibus precisam respeitar o ciclista!

No ar há 2 anos em Transportes e Trânsito
Square cicloviasp  97
Cozinheiro da mobilização

“Eu vou matar o próximo ciclista que eu cruzar!”, foi o que ouvi de um motorista da viação Sambaiba depois de uma fechada brusca que poderia ter me transformado em mais um caso fatal. Pedalo aproximadamente 30 km todos os dias. Além de me fazer bem, sei que essa escolha contribui para uma cidade um pouco mais destravada. É verdade que nem todos os motoristas de ônibus agem de maneira hostil, mas o fato, é que muitos deles não estão preparados para lidar diariamente com o crescente número de bikes nas ruas.

É preciso haver um treinamento obrigatório a todos os motoristas de ônibus ligados a SPTrans que possibilite a convivência pacífica e evite novas vítimas fatais. Isso é possível e já foi adotado em cidades como Florianópolis, Recife e Porto Alegre. Por isso, vamos lotar a caixa de e-mail do Secretário Municipal de Transporte, Jilmar Tatto, exigindo imediatamente a adoção dessa medida para acabar com o conflito desleal e o desrespeito a vida. Pressione já!

Segundo a lei, usuários de veículos mais pesados, precisam estar atentos para não acidentarem condutores de veículos mais frágeis. A responsabilidade do Estado é procurar garantir essa civilidade no trânsito. O próprio secretário Jilmar Tatto anunciou em julho desse ano que a Prefeitura fará 400 km de ciclovias na cidade de São Paulo até o final da gestão Haddad, o que mostra que mais paulistanos estão adotando a bicicleta como meio de transporte diário. Mais do que nunca a solução para uma convivência real entre as modalidades se faz necessária. Investimentos em infraestrutura, sinalização e fiscalização são fundamentais, mas é somente através de ações em educação que conseguiremos construir uma cidade mais inclusiva, compartilhada e gostosa de se viver.

O meu caso felizmente não acabou em tragédia. Logo após a ameaça, que aconteceu no dia 27/07, fiz o que devia: coloquei a reclamação no site da SPTRANS e no SAC da Sambaiba. Espero que sejam adotadas medidas enérgicas e imediatas pelo Secretário ou então, mais cedo ou mais tarde, teremos outra bicicleta branca na Avenida Sumaré! Veja meu relato completo sobre o caso aqui.

Fontes:

Blog “O Cara da Bike” | “Eu vou matar o próximo ciclista que eu cruzar!” #Sambaiba

Site Vá de Bike | Motoristas de ônibus sentem na pele o que é levar fina numa bicicleta

Site Bike é Legal/ESPN | Em SP, acidentes fatais envolvendo ciclistas têm queda de 32% | Bike é Legal

Site Revista Exame Info | Prefeitura planeja 400 km de ciclovias em SP até o fim de 2016

Site Universo Jatobá no portal IG | 14-07-2014 | ESTUDO DESMENTE QUE AUMENTO DO NÚMERO DE CICLISTAS CAUSE MAIS ACIDENTES

Site Vá de Bike | Mais ciclistas, mais acidentes? Veja por que isso não faz o menor sentido

Site Revista Veja | Trânsito SP: acidentes de trânsito matam um ciclista a cada dois

Deixe seu comentário