Square 4aw5fjo
Esta mobilização foi selecionada por Meu Rio. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Quero saber quem está faltando: pela aprovação da lei da chamada dos vereadores!

No ar há quase 3 anos em Transparência e Participação
Square captura de tela 2014 05 21  s 18.37.16
Cozinheiro da mobilização
Quero saber quem está faltando: pela aprovação da lei da chamada dos vereadores!

Apesar da existir um livro de presença nos dias de sessão plenária (terças, quartas e quintas) na Câmara dos Vereadores do Rio, não existe atualmente qualquer tipo de controle sobre essa lista. É como se a chamada ficasse à disposição dos alunos todos os dias, deixando brecha para que parlamentares "espertos" façam as alterações que quiserem, quando quiserem, maquiando o número real de suas faltas.

Caso os vereadores demonstrassem o respeito e a responsabilidade que deveriam em relação ao seu trabalho, isso não deveria sequer ser um problema. Assim como todos nós registramos nossa presença em chamadas e pontos - quer seja na escola, na universidade ou no trabalho -, os parlamentares deveriam fazer o mesmo nos dias de votação.

O projeto de emenda de Lei Orgânica Nº 7/2013 estabelece que o livro de presença - a lista de chamada dos vereadores - deverá ser encerrada pelo presidente da sessão ao iniciar a Ordem do Dia, e que os nomes dos vereadores ausentes terá que ser registrado em ata. Além disso, o vereador que se abstiver em 3 votações na mesma sessão também será considerado ausente.

Dezessete vereadores já se posicionaram a favor da lei. Isso significa que já conseguimos a metade dos 34 votos necessários para aprovar o projeto. É pouco provável que algum vereador tenha coragem de se posicionar publicamente contra uma lei como esta. Por isso, é fundamental que eles entendam que somos milhares de cidadãos atentos e pressionando pela aprovação dessa lei. Vamos lotar a caixa deles de e-mail agora!

Leia o projeto de emenda à Lei Orgânica: Nº 7/2013

Deixe seu comentário