Square 4aw5fjo
Esta mobilização foi selecionada por Meu Rio. Saiba mais sobre a seleção, clique aqui.

Câmeras nas viaturas da PM: a lei precisa ser cumprida!

Square lfc
Cozinheira da mobilização
Câmeras nas viaturas da PM: a lei precisa ser cumprida!

Você sabia que todas as viaturas da Polícia Militar do Rio de Janeiro são obrigadas a ter duas câmeras gravando áudio e vídeo 24h por dia? A lei existe desde dezembro de 2009 mas, até agora, apenas uma pequena parcela possui o sistema de monitoramento.

A utilização de câmeras nas viaturas é importante para todo mundo. Além de proteger o cidadão contra abusos, ela também permite que os bons policiais identifiquem suspeitos, planejem melhor suas ações estratégicas e sejam resguardados de falsas acusações.

No ano passado, os recorrentes confrontos entre polícia e manifestantes evidenciaram a urgência de se ter um maior controle social sobre todas as ações policiais. Agora que estamos às vésperas da Copa do Mundo, quando novos conflitos devem voltar a ocorrer, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, precisa mostrar para a população que a PM atuará de forma mais transparente.

Vamos aproveitar o momento e exigir do secretário a divulgação de um cronograma de implantação do sistema de gravação de vídeo e áudio em todas as viaturas da Polícia Militar. Só assim teremos certeza que a lei será cumprida!.

Fontes: Lei 5.588/09

100 carros da PM circulam com câmeras de vigilância

BBB da PM é testado em 100 viaturas

Câmeras começam a funcionar em batalhão de Niterói

Deixe seu comentário